angle-left Fórum da ABTU de TVs Universitárias traz debate sobre novas telas do Jornalismo

Sex, 18 Outubro 2019 16:49

Fórum da ABTU de TVs Universitárias traz debate sobre novas telas do Jornalismo

Evento trouxe troca de experiências entre as TVs Universitárias de todo Brasil


O tema abordado na edição deste ano é as Novas Telas nas Televisões Universitárias. Foto: Ares Soares.
O tema abordado na edição deste ano é as Novas Telas nas Televisões Universitárias. Foto: Ares Soares.

Acontece durante o Mundo Unifor o Fórum da ABTU de TV’s Universitárias. Essa é a terceira edição do evento realizada pela Universidade de Fortaleza. Ele teve início no dia 17 de outubro e se prolonga até o dia 18. O tema abordado na edição deste ano é as Novas Telas nas Televisões Universitárias.

Durante o primeiro dia de evento houve a abertura do Fórum, lançamento da 6ª edição da revista da ABTU e a realização de um debate com o presidente da Associação Brasileira de Televisões Universitárias (ABTU), Fernando Moreira, e diretor da TV USP, Fabiano Moreira, sobre as Novas Telas das TVs Universitárias. “A gente vai discutir quem é essa nova audiência hoje e como as TVs Universitárias podem se relacionar com a infinidade de telas que temos hoje”, explica o diretor da TV Unifor, Max Eluard.

“O objetivo é aproveitar e ganhar o espaço dessas telas que temos a disposição”, é como define o presidente da ABTU, Fernando Moreira, sobre a importância do debate sobre o assunto. “As universidades são justamente o espaço onde a gente pode criar conteúdo, pensar e entender cada tipo de tela e que tipo de uso é adequado para isso”, complementa Fernando.

Troca de experiências entre TVs

Durante o segundo de dia de fórum, acontece uma troca de experiências, durante um debate, de cada TV Universitária. “Algumas irão falar sobre a implementação de transmissões esportivas ao vivo, outras irão debater como é a questão do canal aberto. Então, teremos relatos de experiências de cada universidade e como os alunos estão trabalhando com isso”, conta o presidente da ABTU.

Durante o evento também foram apresentadas as mudanças ocorridas da TV Unifor. “Vamos falar sobre os rumos e desenhos de gestão e produção que estamos pensando e implementando na TV Unifor”, contou Max. “Nós implementamos uma mudança na estrutura da televisão. Estamos mudando o modelo de produção para que uma nova programação surja a partir daí”, complementa. 

Algumas das alterações estruturais da televisão foi a troca da produção de episódios semanais por produções em bloco. “Essa lógica fazia com que a TV funcionasse muito em função do tempo. Então, como estamos trabalhando com alunos em processo de formação, isso fazia com que a TV não entregasse com a mesma capacidade de uma estrutura profissional”, explicou o diretor da TV Unifor. “Hoje, a gente produz, por exemplo, uma série sobre cultura e periferia com dez episódios. Então nós vamos produzir, gravar e editar os dez episódios e depois que eles estiverem prontos, nós soltamos ele no ar”, explicou.