null Minicurso discute privacidade, segurança cibernética e cyberbullying no mundo virtual

Qui, 17 Outubro 2019 13:38

Dicas de como evitar cair em golpes virtuais e ter dados pessoais violados foram os assuntos principais que marcaram o minicurso

Na ocasião, foram dadas orientações de como os usuários podem fazer para preservar a segurança das suas informações pessoais e não correrem o risco de serem vítimas de golpes e cyberbulling na internet. Foto: Matheus Castro.

O Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade de Fortaleza promoveu nesta quarta-feira,16, como parte da programação do Mundo Unifor, o minicurso: “Segurança Privacidade e Bullying no Ciberespaço: O que fazer?”

Ministrado pelo professor Alzir Falcão, do curso de Ciência da Computação, o minicurso teve como objetivo principal discutir sobre a segurança na internet e nas redes sociais, visto que, atualmente as pessoas estão cada vez mais conectadas no ciberespaço, e assim, correndo o risco de terem suas privacidades violadas constantemente.

Na ocasião, foram dadas orientações de como os usuários podem fazer para preservar a segurança das suas informações pessoais e não correrem o risco de serem vítimas de golpes e cyberbulling na internet. Assim como, da importância da conscientização dos usuários de terem cuidado com a segurança no ciberespaço e se apropriarem dos seus dados, sendo mais cautelosos e atentos, evitando que os mesmos não acabem tornando-se de domínio público.

Segundo o professor Alzir Falcão, entusiasta da área de segurança no espaço virtual, é de grande importância debater o lado ético da computação para que as pessoas tenham mais conhecimento e comprometimento moral com as informações no espaço virtual. “A minha grande motivação é tentar inverter essa equação em favor do mais fraco, que na verdade é o usuário,” relata o professor.

Para a estudante Nicole Gonçalves, do 1° semestre do curso de Engenharia Mecânica, o minicurso foi um momento de grande aprendizado profissional e principalmente pessoal. “Como eu sou muito das redes sociais, eu achei bastante interessante porque a gente aprende como se prevenir, já que hoje estamos sempre conectados pelas tecnologias, muita gente tira proveito disso, já com essas informações a gente aprende a ter mais cuidado com as nossos dados pessoais, e isso com certeza contribui pro nosso crescimento acadêmico e profissional”, conta a estudante.