angle-left Mundo Unifor 2019 reúne grandes pensadores para discutir a contemporaneidade

Sex, 28 Junho 2019 17:28

Mundo Unifor 2019 reúne grandes pensadores para discutir a contemporaneidade

Entre as atrações já confirmadas estão o filósofo Gilles Lipovetsky, o escritor Contardo Calligaris e o especialista em gestão educacional Conrado Schlochauer.


Italiano radicado no Brasil, o psicanalista Contardo Calligaris esteve na última edição do Mundo Unifor, em 2017 (Foto: Ares Soares)
Italiano radicado no Brasil, o psicanalista Contardo Calligaris esteve na última edição do Mundo Unifor, em 2017 (Foto: Ares Soares)

Vem aí a 9ª edição do Mundo Unifor. Com o tema “A experiência do conhecimento no mundo em transformação: ética e estética”, a Universidade de Fortaleza se apresenta novamente como palco de troca de conhecimento. De 16 a 19 de outubro, o evento reúne grandes nomes para debater temas contemporâneos, como filósofo francês Gilles Lipovetsky, o dramaturgo e escritor italiano radicado no Brasil Contardo Calligaris e o especialista em gestão educacional Conrado Schlochauer. 

Público-alvo

O Mundo Unifor é um megaevento da Universidade de Fortaleza que tem como público-alvo aqueles que fazem/se interessam pelo cientificismo, reunindo grandes referências para debater temas contemporâneos. Seu conceito aborda, no entanto, diversas nuances porque o Mundo Unifor não se restringe à ciência pela ciência, mas também perpassando pela arte, cultura e a inovação em todos os seus espectros.

Encontros Científicos

De 16 a 19 de outubro, a Unifor abre espaço para pesquisa. Realizados anualmente, os Encontros Científicos funcionam como espaço de destaque para refletir o conhecimento e a pesquisa produzidos pela Unifor e incentivar a formação de pesquisadores. Trata-se de um grande mural científico para apresentar os resultados de pesquisas desenvolvidas nas diversas áreas do conhecimento.

São quatro dias de apresentações de trabalhos na forma oral, com a exposição de trabalhos de todo o País, apreciados por professores, alunos, pesquisadores e visitantes de outras instituições de ensino superior que vêm à Unifor.

Unifor Plástica

A edição do Mundo Unifor 2019 celebra a 20ª edição da Unifor Plástica, iniciativa da Fundação Edson Queiroz voltada para o estímulo e fortalecimento da arte cearense e para a formação de público. A mostra, que neste ano terá curadoria de Denise Mattar, estará em exibição de 10 de outubro de 2019 a 1 de março de 2020.

Atrações já confirmadas

Gilles Lipovetsky

Filósofo francês, teórico da Hipermodernidade, Lipovetsky é autor dos livros “A Era do Vazio”, “O luxo eterno”, “A terceira mulher”, “O império do efêmero” e “A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo”, entre outros.

Em suas principais obras, sobretudo em “A Era do Vazio”, analisa a sociedade pós-moderna, marcada, segundo ele, pelo desinvestimento público, pela perda de sentido das grandes instituições morais, sociais e políticas, e por uma cultura aberta que caracteriza a regulação “cool” das relações humanas, em que predominam tolerância, hedonismo e personalização dos processos de socialização. 

Palestra: La société de séduction: émotion, médias et économie (A Sociedade da Sedução: emoção, mídias e economia)
Data: 17/10/2019
Horário: 17h30
Local: Praça Central

Conrado Schlochauer

Conrado Schlochauer é fundador e membro da Teya, um ecossistema de iniciativas inovadoras em aprendizagem. Apaixonado desde que se formou na FGV, foi fundador da Affero Lab, a maior empresa de educação corporativa do Brasil. Nos últimos 20 anos, seu papel está relacionado a pesquisa e inovação e a design de experiências de aprendizagem. Mestre em Criatividade pela PUC/SP e Doutor de Aprendizagem de adultos pela Psicologia/USP. Conrado escreve com frequência para revistas e sites nacionais e realiza talks sobre Aprendizagem, Futuro e Pensamento Exponencial. É o atual Ambassador do Chapter São Paulo da Singularity University.

Palestra: "HOMO DISCENS - uma nova espécie em um mundo em mudança"
Data: 18/10/2019
Horário: 18h
Local: Praça Central

Contardo Calligaris

Italiano radicado no Brasil, Calligaris é graduado em Letras e em Psicanálise, com Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Provença, França. Lacan foi um de seus mestres, assim como Roland Barthes. Dramaturgo, escritor, professor, trabalha ainda como colunista na Folha de S. Paulo, foi professor na Universidade da Califórnia e na New School of New York. É também doutor em Semiologia e foi membro da Escola Freudiana de Paris.

Palestra: “Talvez não tenha oposição entre vida ética e vida estética. Talvez a melhor ética (ou a única possível) nào consista em seguir grandes princípios ou merecer algum paraíso, mas em “fazer bonito”.
Data: 19/10/2019
Horário: 10h
Local: Teatro Celina Queiroz

Serviço

Mundo Unifor 2019
16 a 19 de outubro de 2019
Encontros Científicos
16 a 19 de outubro de 2019
Unifor Plástica
10 de outubro de 2019 a 1 de março de 2020
Acesso gratuito