angle-left Oficina explora conhecimentos da literatura de cordel durante Mundo Unifor 2019

Oficina explora conhecimentos da literatura de cordel durante Mundo Unifor 2019

Poeta Francisco Paiva das Neves e médica e professora Paola Torres comandam oficina sobre a estética de uma das tradições literárias mais características da cultura nordestina


O encontro ocorrerá no dia 18 de outubro, às 8 horas. Foto: Ares Soares.
O encontro ocorrerá no dia 18 de outubro, às 8 horas. Foto: Ares Soares.

Compreender a fundo a estrutura e os principais elementos de uma das tradições mais populares do Nordeste. Esse é o convite feito pelo poeta Francisco Paiva das Neves e pela médica onco-hematologista Paola Torres, que irão ministrar a oficina “Cordel, a estética por trás do verso”, na programação do Mundo Unifor 2019. O encontro ocorrerá no dia 18 de outubro, às 8 horas, na sala B-3. 

Sobre a oficina

A oficina possibilitará compreender os elementos estruturais da literatura de cordel, objetivando o exercício e a produção textual do gênero. Durante o processo, será possível conhecer a história da literatura de cordel, seus principais autores e textos clássicos. Os participantes aprenderão a identificar, por meio da leitura de folhetos de cordel, elementos da oralidade que possibilitem a expressão artística e sociocultural da sociedade.

Durante o encontro, também será possível refletir sobre a importância dos elementos da nossa cultura e seus vínculos com o cotidiano, bem como internalizar conceitos de rima, métrica e oração, produzir banco de palavras que rimam e escrever, coletivamente, texto de cordel com o tema livre, escolhido pela turma.

Sobre os facilitadores

Francisco Paiva das Neves nasceu em Cedro, Sertão Sul do Ceará, em 1963. É poeta, graduado em pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestrando em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. É também editor de folhetos, estando a frente da Cordelaria Flor da Serra. Dedica-se à pesquisa sobre a origem do cordel brasileiro e como esse tipo de literatura serviu como alfabetização na primeira metade do século XX. Participou de vários eventos de cunho cultural como poeta, expositor, contador de histórias e oficineiro. Tem participado de diversos eventos em escolas e universidades, sempre com o tema educação e literatura popular.

Paola Torres é médica especialista em Onco-Hematologia e Medicina Integrativa, pesquisadora, professora de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor). Pós-Doutora (Unicamp) no Departamento de Saúde Coletiva em Medicina Integrativa e Fellow em Medicina Integrativa pela Universidade do Arizona (EUA). É, também, presidente e fundadora do Instituto Roda da Vida. Graduada em Medicina (FCM-UPE), especialista em Homeopatia pelo Instituto Hahnemanniano do Brasil-RJ e em Hematologia (PUC-RJ), Acupuntura e Ayurveda (ABRA). Mestra e Doutora em Farmacologia (LAFICA-UFC). 

Mundo Unifor

A 9ª edição do Mundo Unifor tem como tema “A experiência do conhecimento no mundo em transformação: ética e estética”. De 17 a 19 de outubro, a Universidade de Fortaleza se apresenta, novamente, como palco de troca de conhecimento sobre temas contemporâneos. 

A programação inclui palestras com personalidades renomadas, como o filósofo francês Gilles Lipovetsky, o dramaturgo e escritor italiano radicado no Brasil Contardo Calligaris, o especialista em gestão educacional Conrado Schlochauer e a filósofa Djamila Ribeiro

Paralelamente, de 16 a 19 de outubro, serão realizados os Encontros Científicos, espaço de destaque para refletir o conhecimento e a pesquisa produzidos pela Unifor e incentivar a formação de pesquisadores.

Além disso, a edição do Mundo Unifor 2019 celebra a 20ª edição da Unifor Plástica, iniciativa da Fundação Edson Queiroz voltada para o estímulo e fortalecimento da arte cearense e para a formação de público. A mostra, que neste ano terá curadoria de Denise Mattar, estará em exibição de 8 de outubro de 2019 a 16 de fevereiro de 2020.

Serviço

Oficina  “Cordel, a estética por trás do verso”
Data: 18 de outubro de 2019
Horário: início às 8 horas, com intervalo de duas horas para almoço, e encerramento às 17 horas
Local: Sala B-3