null XVII Fórum das TVs universitárias faz parte da programação do Mundo Unifor 2021

XVII Fórum das TVs universitárias faz parte da programação do Mundo Unifor 2021

O papel das TVs universitárias na divulgação científica e as tendências da produção de jornalismo serão debatidos durante o evento

Realizado em formato on-line neste ano, o XVII Fórum da Associação Brasileiras de TV's Universitárias (ABTU) acontece de 26 a 28 de outubro de 2021 e contará com palestras e oficinas. Abordando como tema principal "Qual o futuro das TV's Universitárias?", o fórum faz parte da programação do Mundo Unifor 2021, evento promovido bienalmente pela Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz.

O Fórum traz para discussão de estudantes e profissionais da área o papel das TVU's na divulgação científica, além de tendências da produção de jornalismo, desafios na obtenção de uma concessão, novas janelas de exibição de conteúdo, as contribuições das TVs com os sistemas de EaD na pandemia, entre outros assuntos. Na ocasião, também acontece o lançamento da nova edição da Revista ABTU e, após o encerramento do Fórum, a assembleia da Associação.

Neste ano, o grande diferencial do Fórum é que ele terá um formato de programa televisivo. A transmissão acontece simultaneamente nos canais oficiais da ABTU no YouTube e Facebook, e na plataforma internacional do Dailymotion, um dos parceiros da ABTU. Além disso, a transmissão também será feita nos canais das TVs associadas, como a TV Unifor.

Após o encontro, o conteúdo ficará à disposição das TVs associadas para exibições posteriores em suas grades locais e programação.

Para Max Eluard, diretor da TV Unifor, o Encontro também terá a participação de representantes de diversas TVs associadas da ABTU. "Além deles, teremos também convidados externos nos programas, promoveremos um rico espaço de trocas de experiências", destaca.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link abaixo.

26/10/21

• 20h - Abertura. Programa 1: "A TV Universitária Brasileira 15 anos depois do I Fórum Nacional de TVs Públicas"

27/10/21

• 9h30 - Programa 2: "Divulgação Científica nas TVs universitárias".
  • 10h30 - Intervalo
  • 10h45 - Oficinas (via Zoom, mediante inscrição prévia)
    Oficina 1: "Produção de vídeo de bolso".
  • 14h - Programa 3: Tendências do jornalismo nas TVs universitárias.
  • 15h15 - Intervalo
  • 15h30 - Oficinas (via Zoom, mediante inscrição prévia)
    Oficina 2: "Pro onde começar: os desafios na obtenção de concessão para uma TV universitária".
    Oficina 3: "Técnicas, ferramentas e plataformas para a produção remota de audiovisual".

28/10/21

• 9h30 - Programa 4: Um novo universo das janelas de exibição