Em três anos, 693 crianças sofreram acidentes no trânsito

Segunda-Feira 14 de Janeiro de 2019 10:07
Por Luana Severo
Fonte: Jornal O Povo

Nos últimos três anos, o trânsito de Fortaleza feriu ou matou 693 crianças - até onde há registro na Prefeitura. Por causa dessa estatística, a partir de janeiro de 2019, medidas de segurança viária já experimentadas na Capital - como reduções de velocidade máxima permitida, instalação de semáforos para pedestres, travessias elevadas, requalificação de calçadas e readequação do desenho urbano das vias - serão priorizadas nos perímetros que contenham escolas municipais e outros equipamentos, por exemplo praças e campos de futebol.

O acesso à escola, segundo o prefeito Roberto Cláudio (PDT), é a circunstância que, atualmente, mais coloca crianças sob risco de atropelamento na Cidade. Ele admite que as falhas envolvem calçadas irregulares, sinalização precária e estrutura de segurança inadequada ou, por vezes, inexistente. O programa Caminhos da Escola, divulgado na manhã de ontem, no Paço Municipal, surge, então, na tentativa de mitigar esses obstáculos.

Secretário-executivo da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), pasta que gerencia o programa, Luiz Alberto Sabóia detalhou que, inicialmente, a Prefeitura deve "consertar" somente seis perímetros. Não foram anunciadas quais escolas vão compor essa fase de teste - a divulgação será em janeiro.

Contudo, de acordo com RC, a proposta é ter 80% da rede de educação municipal "protegida" até o fim de 2020. "Honestamente, não tenho orçamento definido pras mais de 400 (escolas). A ideia é a gente criar uma cultura, uma política".

Sabóia explicou que, para cada perímetro, há três possibilidades de transformação urbana: uma "mini" área de trânsito calmo; uma área de trânsito calmo maior; e, a terceira, nos moldes do "Cidade da Gente" - projeto que redesenhou espaços públicos na Cidade 2000 e no entorno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Dependendo do espaço, as intervenções podem envolver paisagismo, correção de calçadas, drenagem, limpeza, qualificação de paradas de ônibus e instalação de paraciclos e de iluminação branca de LED.

"Se faz uma política de segurança viária pra criança, certamente vai pra todo mundo. Sendo a criança a mais vulnerável e estando ela protegida, todos também estarão", assegurou o executivo da SCSP.

Rede Municipal
Escolas terão segurança viária no currículo

Paralelamente à readequação viária dos entornos das escolas, a rede municipal deve, a partir do próximo ano, incorporar à grade curricular o tema da segurança viária. A medida possibilita que professores e alunos abordem o assunto em projetos interdisciplinares, debates, pesquisas e atividades lúdicas. “São essas crianças que, daqui a pouco, vão ser motoristas. Já são pedestres, usuários frequentes do transporte coletivo. Esse ‘povinho’ tem que ser qualificado”, comentou o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Arcelino Lima.

Dalla Saldanha, secretária municipal da Educação, defendeu que somente atrelada às intervenções no entorno das escolas a matéria poderia ser eficiente. Se o assunto se encerrasse em sala de aula, os estudantes aprenderiam a teoria mas não teriam como experimentar boas práticas.