null Em parceria com UFC e Fiocruz, Unifor participa de artigo científico  no Scientific Reports

Sex, 15 Outubro 2021 18:52

O estudo visa desenvolver células geneticamente modificadas e estudar o papel do gene H19 no desenvolvimento de tumores

O objetivo da pesquisa da qual a professora Louhanna Teixeira participou foi desenvolver linhagens de células com modificações genéticas em diferentes genes (Foto: acervo pessoal)

A professora Louhanna Teixeira, pesquisadora do Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, em colaboração com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), participou de publicação no jornal científico Scientific Reports , periódico da Nature, o artigo “CRISPR/Cas9 small promoter deletion in H19 lncRNA is associated with altered cell morphology and proliferation”.

A produção científica contou com a participação dos professores pesquisadores Claudia do Ó Pessoa (UFC), Cristiana Libardi Miranda Furtado (UFC), Kaio César Simiano Tavares (UNIFOR), Ronald Feitosa Pinheiro (UFC), Gilvan Pessoa Furtado (Fiocruz), e Louhanna Pinheiro Rodrigues Teixeira (Unifor). Além deles, colaboraram também os alunos de mestrado e doutorado, Renan da Silva Santos (UFC), Daniel Pascoalino Pinheiro (UFC), Sarah Leyenne Alves Sales (UFC), Maria Claudia dos Santos Luciano (UFC) e Mayara Magna de Lima Melo (UFC).

O objetivo da pesquisa foi desenvolver linhagens de células com modificações genéticas em diferentes genes, de modo a estudar seu respectivo papel no desenvolvimento de tumores e avaliação de moléculas para terapias farmacológicas contra alvos específicos.

Sobre o artigo

Há anos existe o conceito de genética reversa, que consiste em uma estratégia que visa alterar (aumentar, reduzir ou parar) a expressão de um gene para observar as mudanças fenotípicas controladas por um determinado gene. Em outras palavras, permite aos pesquisadores estudar a função dos genes por meio da observação das mudanças bioquímicas, morfológicas e fisiológicas decorrentes da alteração no nível de expressão de um gene.

Segundo a professora Louhanna Teixeira, o gene H19 é um gene cujo produto da transcrição é um longo RNA não codificante, ou seja, não codifica uma proteína. “Trata-se de um gene cujo produto da transcrição (RNA) possui importante papel na regulação da expressão de outros genes e está relacionado ao desenvolvimento de tumores. Assim, o objetivo do presente trabalho foi avaliar as alterações celulares em uma linhagem não cancerígena contendo o knockdown do gene H19”, explica a docente.

A edição gênica foi mediada por uma tecnologia de modificação permanente no DNA, a CRISPR/Cas9, e a linhagem geneticamente modificada foi avaliada quanto ao nível de expressão gênica do H19, morfologia, proliferação e viabilidade celular.

Relevância para a sociedade

Para a professor Louhanna, o trabalho é de grande importância, já que interfere em uma das principais causas de morte do mundo, o câncer. Segundo ela, o tratamento da doença se torna mais difícil devido à ampla variedade de alterações genéticas e epigenéticas.

“O presente trabalho consiste em mais um passo dado no caminho de compreender as vias celulares relacionadas ao desenvolvimento de tumores e, consequentemente, corrobora para o somatório de dados que vão possibilitar a comunidade científica galgar avanços nos estudos de busca por terapias farmacológicas contra alvos específicos”, disse a pesquisadora.

Entenda melhor

Mudanças fenotípicas: fenótipo é um conceito que envolve as características observáveis de um organismo. Incluem-se nesse conjunto as características morfológicas e fisiológicas de um indivíduo. O fenótipo é a totalidade das características observáveis de um indivíduo, as quais são determinadas pelo conjunto de nossos genes. O fenótipo é a expressão do genótipo. Entretanto, é importante salientar que o fenótipo não é determinado somente pelos genes, sofrendo influência também do meio no qual esteja inserido um indivíduo. Costuma-se resumir a relação entre genótipo e fenótipo da seguinte forma:
Genótipo + Ambiente → Fenótipo

Alterações epigenéticas: o termo epigenética significa além da genética. Ou seja, é a ciência que trata dos mecanismos moleculares envolvidos na interação entre os fatores ambientais e a expressão da informação contida no DNA.

Knockdown do gene H19: Na biologia molecular, o termo knockdown é utilizado para informar a expressão reduzida de um gene. Nesse caso, seria a expressão do gene H19 em níveis mais baixos.