null LASER Talks celebra um ano da edição Fortaleza e convida para refletir sobre Utopia Selvagem

Família Kayapó Xikrin do Cateté, Silvia Helena Cardoso, 2018. Glitch art por Clarissa Ribeiro

O LIP (Laboratório de Inovação de Prototipagem) da Universidade de Fortaleza promove, na quinta feira (20), no campus da Unifor, mais uma edição da LASER Talks do Brasil.

As LASER Talks (Leonardo Art Science Evening Rendezvous) da Leonardo são eventos mensais que convidam artistas e cientistas para dialogar, apresentando seus trabalhos e participando de discussões informais, em um coffee break que estimula as trocas entre participantes e público.

Com o tema “Utopia Selvagem”, o evento marca um ano da primeira edição do LASER Talks no Brasil, que ocorreu na Universidade de Fortaleza sob a coordenação da professora Clarissa Ribeiro. O tema coloca como ponto de partida para a reflexão a obra Utopia Selvagem, do cientista e político Darcy Ribeiro.

A programação tem início às 16 horas, na sala B-45 da Unifor, seguido por exposição fotográfica da professora Silvia Helena Cardoso (Unifesspa) no LIP (sala I-17).

Entre os convidados estarão o professor Henrique Sá, vice-reitor de Graduação da Unifor, médico e mestre em Health Professions Education (MHPE) pela University of Illinois (Chicago); o professor Jackson Vasconcelos, diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Unifor, engenheiro civil com Doutorado pela Universidade Técnica de Lisboa; a professora Cecília Andrade, arquiteta e artista visual, finalista do 2º Prêmio seLecT de Arte e Educação, com Mestrado em Artes pelo ICA /UFC, além da professora Silvia Helena Cardoso, fotógrafa, cientista social pela USP com ênfase em Antropologia Social e Antropologia Visual, Doutorado em Artes pela Unicamp e docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), onde tem explorado e documentado a riqueza cultural da Amazônia Paraense.

Sobre a LASER Talks

As LASER Talks foram criadas em 2008 pelo presidente do Leonardo Art Science Evening Rendezvous em São Francisco, na Califórnia, Piero Scaruffi, e estão em mais de 25 cidades nos Estados Unidos e na Europa.

A primeira LASER Talk da América Latina foi realizada na Unifor em setembro de 2017 e contou com convidados de diversas instituições, como a professora Charlotte Brathwaite, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e o doutor Daniel Valente, pesquisador e doutor em Informática Aplicada pela Unifor.

O evento visa refletir conjuntamente sobre a importância de estimular e promover o diálogo entre artes, ciências e tecnologias no país, considerando o desafio de reformular as estratégias de sobrevivência e a consciência social do povo brasileiro.

LASER Talks Fortaleza
Data:  20 de setembro de 2018 (quinta-feira)
Laser: 16h às 18h, na Sala B-45
Exposição fotográfica: 18h às 20h, no LIP (Sala I-17)