null Novidade: TEC Unifor amplia espaços para abrigar novas empresas "incubadas"

Qua, 23 Dezembro 2020 17:20

Novidade: TEC Unifor amplia espaços para abrigar novas empresas "incubadas"

A reforma e ampliação do local visa incentivar o empreendedorismo e aproximar ainda mais as empresas instaladas no EDETEC


O espaço foi reestruturado com o objetivo de tornar o ambiente mais colaborativo. (Fotos: Ares Soares)
O espaço foi reestruturado com o objetivo de tornar o ambiente mais colaborativo. (Fotos: Ares Soares)

O Espaço de Desenvolvimento de Empresas de Tecnologia (EDETEC) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, ampliou e modificou sua estrutura para começar 2021 ainda mais potente. Agora instalado no Parque Tecnológico da Unifor (TEC Unifor), no bloco M, o EDETEC foi reestruturado com o objetivo de tornar o ambiente mais colaborativo, como forma de incentivar o empreendedorismo, a inovação e a pesquisa entre os alunos e as empresas incubadas.

O propósito do EDETEC é, justamente, apoiar a criação de novos empreendimentos e o desenvolvimento de empresas que atuam em segmentos de mercado altamente competitivos, a partir de propostas inovadoras derivadas de pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento na própria Universidade de Fortaleza. O local também ganhou salas de reunião voltadas para o atendimento remoto, considerando o contexto de pandemia.

Ricardo Colares, coordenador do EDETEC, explica que a transformação do espaço aconteceu em paralelo à modificação da proposta de trabalho da incubadora, agora mais colaborativa. “Implementamos uma mudança na forma de trabalhar os programas de incubação. Idealizamos um programa com maior possibilidade de acompanhamento da maturidade das empresas incubadas. Fizemos um investimento não só na estrutura física do espaço, mas também no pensamento dessa modalidade de incentivo ao empreendedorismo por meio da colaboração por diversas formas, incluindo o contato remoto”, explica.

A iniciativa acompanha as tendências de um mundo cada vez mais moderno e globalizado, além do atual contexto de contato social restrito. O espaço terá uma conexão de internet de alta velocidade como forma de dinamizar o contato entre as empresas incubadas. “Embora o EDETEC esteja simbolizado por uma estrutura física, ela transcende essa questão física por meio da possibilidade de conectividade com os espaços específicos para videoconferência, com uma plataforma para acompanhamento remoto dessa evolução do empreendedor e, sobretudo, a estrutura de comunicação de internet banda larga”, destaca Colares.

Conheça também o Cafetec

Além de abrigar o EDETEC, o TEC Unifor está finalizando as instalações do Cafetec, que deverá funcionar agora em 2021. O novo ambiente foi idealizado como forma de proporcionar contatos mais informais entre alunos e empresas, também no sentido de incentivar o empreendedorismo. “Acredita-se que, provocando o contato entre as empresas no momento de tomar um café, podem surgir novos negócios. Isso já foi comprovado e experimentado em outros espaços no mundo todo. É o que se chama hoje de “colisões” ou seja, criação de ambientes, para provocar a colisão entre pessoas diferentes e ali promover debates e trocas de experiência, abrindo possibilidades de parcerias entre as empresas que aqui estão incubadas e surgimento de novos negócios”, complementa Ricardo Colares.

Ele destaca que outro benefício do Cafetec é promover integração entre as empresas incubadas no EDETEC e as empresas já instaladas no Parque Tecnológico. Para Ricardo, dessa forma, as empresas acabam se colidindo de forma natural, visto que as organizações instaladas no TEC-Unifor já possuem estabilidade no mercado e as incubadoras em geral não têm acesso a essas empresas. O espaço também foi pensado de forma a receber os clientes que visitam o bloco, como forma de promover integração maior dos pesquisadores com os alunos que fazem parte dos projetos do Edetec e TEC Unifor.

Vasco Furtado, diretor de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Universidade de Fortaleza afirma que espaços como o EDETEC e o Cafetec fortalecem o TEC Unifor, pois serão locais de compartilhamento de experiências a partir de colisões fortuitas entre empreendedores e acadêmicos.

Conheça mais o  EDETEC

O Espaço de Desenvolvimento de Empresas de Tecnologia (EDETEC) é a incubadora de empresas de bases tecnológicas da Unifor. O espaço tem como objetivo geral promover, incentivar e apoiar a criação de novos empreendimentos e o desenvolvimento de empresas que atuam em segmentos de mercado competitivo, priorizando propostas inovadoras derivadas de pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento pela Universidade de Fortaleza.

O EDETEC apoia empreendedores interessados em criar, desenvolver e/ou consolidar empresas, por meio do uso e compartilhamento de área física, infraestrutura, recursos, facilidades, serviços e apoios descritos no “Contrato de permissão de uso de sistema compartilhado”, na forma dos seguintes programas:

Pré-incubação: apoia a criação de novas empresas; a concepção de produtos, processos ou serviços inovadores de base tecnológica, na estruturação do modelo de negócios, na identificação de competências; na viabilização de operações e formalização do empreendimento. Também atende empresas em fase de realização de testes e finalização do protótipo do produto. As empresas que integram esse programa poderão optar por utilizar uma sala compartilhada nas dependências do EDETEC, denominada de Sala de Pré-Incubação.

Incubação: auxilia no desenvolvimento de produtos, processo ou serviços inovadores de base tecnológica; na mobilização de competências e recursos físicos; na captação de recursos financeiros; no estabelecimento de parceria com outras instituições e empresas e no atingimento do mercado.

Conheça mais o Tec Unifor

O Parque Tecnológico da Unifor (Tec Unifor) foi inaugurado em julho de 2017. Tem cerca de 2.000 m² destinados à instalação de empresas com seus setores de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), uma incubadora de empresa, além de laboratórios de inovação a serem compartilhados pelas empresas. Está localizado no Bloco M.

As empresas instaladas no espaço têm a oportunidade de, por meio do desenvolvimento de projetos conjuntos, beneficiar-se da capacidade científica e técnica dos pesquisadores da Unifor para a criação de soluções inovadoras a problemas correntes, bem como para criação de inovações que conquistem novos mercados.  

Julio Guido Militão, coordenador de Gestão Tecnológica e Inovação, afirma que as empresas do Parque Tecnológico são apoiadas em projetos inovadores contando com a alta expertise dos pesquisadores da Universidade de Fortaleza. Áreas como Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Processamento de Linguagem Natural e Experiência do Usuário são utilizadas para tornar os produtos das empresas mais eficazes e eficientes. A Academia associada à Pesquisa torna o investimento em inovação cada vez mais atraente, afirma Militão.

Um exemplo de projeto de sucesso realizado no Tec Unifor é o desenvolvido com a empresa Pathfind, que vem utilizando as equipes de Ciência de Dados e Experiência do Usuário para melhorar seus sistemas de logística, detalha.

“Uma das características importantes no ecossistema do Tec Unifor é a possibilidade de estar em contato com pesquisadores renomados, estar atualizado com os editais de fomento e, principalmente, estar dentro de uma das maiores Universidades do país”, afirma.