null Pesquisador da DPDI apresenta projeto sobre educação e tecnologia na Conferência Učitel -in

Ter, 7 Janeiro 2020 16:47

O projeto intitulado Code Dominó foi apresentado na Conferência Učitel, na Tchéquia.

Professor Daniel Chagas na Conferência Učitel -in.

Professor na área da Ciência da Computação, Daniel Chagas apresentou como convidado no dia 18 de outubro, na Tchéquia, o projeto Code Dominó, na Conferência Učitel -in sobre o uso significativo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação.

Realizado desde 2015, o evento traz palestras e workshops com debates sobre metodologias, robótica, realidade virtual, e necessidades especiais no âmbito de tecnologias para educação. O 5° ano da conferência Učitel-in atraiu mais de 150 professores e entusiastas pelo uso significativo da tecnologia da educação no campus da Universidade da Boêmia Ocidental em Pilsen.

O projeto - apresentado na palestra de encerramento do evento - é uma plataforma robótica para ensino de pensamento computacional através de computação tangível (com peças físicas), uma pesquisa de doutorado do Programa de Pós Graduação em Informática Aplicada (PPGIA), apoiada pela Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Universidade de Fortaleza.

A pesquisa é orientada pela Dra. Elizabeth Furtado, da área de Interação Humano-Computador, e tem como foco usuários desde o ensino fundamental até o universitário. O projeto conta também com o financiamento da Funcap, através do edital Inovafit 2, em parceria com a empresa cearense Gênio Azul de Educação Tecnológica, e é desenvolvido no Laboratório de Pesquisa e Inovação (LAPIN).

Na ocasião, o professor apresentou os fundamentos da plataforma e seu uso na educação básica e ensino médio. O professor Chagas abordou também as novas práticas aplicadas nos componentes curriculares de experimentação em protótipos e experimentação aplicada, disciplinas da nova grade da Ciência da Computação, baseada em competências.

As disciplinas apresentadas junto com o projeto Code Dominó tratam o ensino tecnológico com uma abordagem hands on, onde o aluno, já desde o primeiro semestre, aprende desenvolvendo protótipos funcionais de aplicativos, dispositivos e serviços.