null Pesquisador da Universidade de Columbia participa de workshop na Unifor sobre sustentação ambiental

Professor indiano Kartik Chandran estará na Unifor no dia 5 de abril. Realização do evento é da DPDI.

Kartik Chandran é PhD em Engenharia Ambiental pela Universidade de Connecticut e professor da Universidade de Columbia (Foto: MacArthur Foundation)

PhD em Engenharia Ambiental pela Universidade de Connecticut e professor assistente na Universidade de Columbia, o pesquisador indiano Kartik Chandran estará na Unifor no dia 5 de abril para participar do workshop “Aproveitamento de Resíduos na Geração de Energia e Sustentação Ambiental”.

O evento, que acontece de 8h às 11h no Auditório da Biblioteca, é uma realização da Diretoria de Desenvolvimento, Pesquisa e Inovação (DPDI) da Unifor. Na ocasião, serão abordados temas como o reúso de resíduos e geração de biogás.

Kartik Chandran é pesquisador na área de tratamento biológico de águas residuais, remoção de nutrientes e sanitização sustentável. Em 2015, foi agraciado com a premiação "Genius Grant" da MacArthur Foundation por sua pesquisa sobre transformação de esgoto em recurso utilizável.

Após a apresentação do professor Kartik, haverá mesa-redonda com a participação de representantes de entidades públicas e privadas para debater os assuntos abordados durante a palestra.

Participará da mesa o engenheiro civil e sanitarista Francisco Vieira Paiva, representando a Unifor. Doutor em engenharia de recursos ambientais, o professor Francisco Paiva ressalta que o objetivo da palestra é “alinhar novas tendências sobre conservação energética, envolvendo tratamento de resíduos sólidos e líquidos”.

“Além do cuidado que a Universidade tem com a natureza, o espaço ajuda a criar um ambiente de estímulo à pesquisa e à inovação tecnológica”, ressalta o professor Francisco Paiva, acrescentando que uma das maneiras de conscientizar a população é promover campanhas e debates como o que a Unifor está trazendo.

Ele destaca a importância do aproveitamento de resíduos na geração de energia na sociedade contemporânea. “Precisamos reduzir os custos oriundos do lançamento de resíduos no meio ambiente e aproveitar todo potencial gerador de resíduos sólidos e líquidos”, finaliza.

Workshop sobre Aproveitamento de resíduos na geração de energia e Sustentação Ambiental
Data: 5 de abril de 2018
Horário: 8h (palestra) às 10h (mesa-redonda)
Local: Auditório da Biblioteca da Unifor