null Portal reúne periódicos científicos editados pela Unifor

Sex, 27 Maio 2022 16:21

Portal reúne periódicos científicos editados pela Unifor

Espaço virtual disponibiliza a submissão de manuscritos autorais e a busca em artigos científicos


Portal conta com livre acesso às revistas científicas da Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares)
Portal conta com livre acesso às revistas científicas da Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares)

Com o objetivo de tornar-se referência nacional e internacional na disponibilização pública de pesquisas, o Portal de Periódicos Científicos da Universidade de Fortaleza abriga artigos produzidos pelos pesquisadores da instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz. Criado em 2008, o portal consolidou-se em 2016 quando passou por um processo de modernização e capacitação editorial de suas publicações. 

Tendo ideais como publicações periódicas e pontuais, assim como divulgações científicas éticas, transparentes e de excelência, o Portal de Periódicos Científicos está sob a coordenação do Conselho Superior de Editoração (CSE) da Unifor e conta com apoio da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP).

Ao abranger periódicos relacionados a diversas áreas de pesquisa, o ambiente digital atua como disseminador de conhecimento científico. Isso porque tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade são privilegiadas com o site, uma vez que qualquer pessoa pode beneficiar-se das publicações que estão disponíveis para consulta online, a todo momento.

Para a submissão de artigos, é necessário que, no mínimo, os manuscritos sejam obras originais, visto que o Portal de Periódicos está pautado na integridade da pesquisa e no respeito aos direitos autorais. Após isso, é importante que a submissão cumpra uma série de condições obrigatórias, as quais recebem alterações de acordo com a revista escolhida para o envio do artigo. “O processo editorial vai desde a aceitação do artigo para possível publicação, passando pela avaliação do manuscrito por pares, formatação, diagramação e, por fim, a publicação do artigo”, explica a professora Juliana Pinto, diretora executiva do CSE.


Diretora Executiva do Conselho Superior de Editoração, a professora Juliana Pinto ressalta as formas de submissão de manuscritos e seus benefícios para os pesquisadores. (Foto: Ares Soares)

Segundo ela, o maior reconhecimento de um pesquisador é ver os resultados de sua pesquisa publicados como artigo científico. “Saber que seu manuscrito poderá ser lido por qualquer pessoa, a qualquer momento e que, assim, está contribuindo para o conhecimento do outro. Isso é ciência”, ressalta a docente ao falar sobre como os pesquisadores que submetem seus escritos podem se destacar entre os demais.

Juliana  salienta o que tem sido feito para tornar o portal referência no meio científico nacional e internacional: “Para conseguirmos maior visibilidade dos periódicos da Unifor, as publicações devem apresentar rigor científico, com linguagem adequada, trabalhos seguindo as normas da ética, temas atualizados e de interesse dos leitores de cada área, dentre outros requisitos. Para isso, dentro do processo editorial, editores-chefes e pareceristas são rigorosos nas avaliações dos manuscritos submetidos”.

O que são periódicos?

De forma concisa, os periódicos tratam-se de publicações eletrônicas portadoras de pesquisas científicas que têm como uma de suas principais características a periodicidade de produção das edições. Isso significa dizer que elas são produzidas em um intervalo de tempo específico, podendo ser mensal, trimestral, semestral, e assim por diante. Apesar da frequência regular, as produções também podem contar com edições extraordinárias, fora do cronograma habitual de publicação, sendo tal prática denominada como fluxo contínuo.

Esse termo significa que, à medida que um artigo esteja pronto e editorado, ele será publicado de forma avulsa, mas ainda sob o “selo” do veículo em questão. Esta ação segue as tendências nacionais e internacionais de publicações científicas e agiliza a divulgação dos artigos, acontecendo de forma que as revistas possam acompanhar as mudanças que ocorrem no mundo da editoração científica.

Os manuscritos enviados, na sua maioria, são referentes a artigos científicos. Porém, também é possível que os conteúdos sejam resumos, ensaios, resultados de pesquisas ou até mesmo resenhas de docentes e pesquisadores(as).

Em resumo, os periódicos costumam ser a mesma coisa e exercer a mesma função que as revistas científicas: visam facilitar tanto o acesso aos manuscritos quanto a segurança de informações às comunidades acadêmicas e à sociedade em geral.

Sobre as Revistas Periódicas da Unifor

Atualmente, o Portal de Periódicos Científicos da Unifor disponibiliza cinco revistas para consulta, sendo elas divididas entre áreas de conhecimento específicas estudadas e produzidas na instituição. Todas têm acesso livre e gratuito para quem se interessar por assuntos científicos. Além das revistas já disponíveis, o portal está em processo de implementação de uma nova revista na área de Gestão Executiva. 

Confira as revistas a seguir:

  • Revista de Ciências Jurídicas - “Pensar”: Com periodicidade trimestral, a revista Pensar foi criada pelo Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e trata de assuntos científicos ligados ao campo do Direito e de disciplinas semelhantes.
  • Revista Brasileira em Promoção da Saúde (RBPS): Apresenta fluxo contínuo de postagens desde 2019. Por meio de discussões científicas, a RBPS busca fomentar o desenvolvimento da Promoção de Saúde/Saúde Coletiva.
  • Revista “Subjetividades”: Faz parte do programa de Pós-Graduação em Psicologia e conta com publicações em fluxo contínuo. O objetivo da revista consiste em expandir o conhecimento acadêmico e científico em áreas como psicologia, ciências sociais e humanas.
  • Revista “Tecnologia”: Prestes a iniciar publicações com fluxo contínuo, a revista divulga estudos científicos e tecnológicos voltados para as áreas das engenharias, arquitetura e tecnologia da informação.  
  • Revista “Ciências Administrativas”: Iniciada em 1989, com vínculo ao antigo Centro de Ciências Administrativas da Unifor, a revista tinha sua periodicidade anual. A partir de 2007, a publicação passou a ser ligada ao programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas, com periodicidade semestral. Atualmente, apresenta fluxo contínuo e segue com assuntos científicos administrativos.

Serviço

Acesse o Portal de Periódicos Científicos da Universidade de Fortaleza
www.periodicos.unifor.br

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.