angle-left Professores são selecionados para realizar pesquisas destinadas ao SUS

Qua, 13 Dezembro 2017 19:16

Professores são selecionados para realizar pesquisas destinadas ao SUS

Os professores Ana Paula Abdon, Aline Veras Brilhante, Rodrigo Escalante, Ana Cristina Moreira e Fernanda Maia. (Foto: Ares Soares/Unifor)
Os professores Ana Paula Abdon, Aline Veras Brilhante, Rodrigo Escalante, Ana Cristina Moreira e Fernanda Maia. (Foto: Ares Soares/Unifor)

Descentralizar para reduzir as desigualdades regionais no desenvolvimento científico e tecnológico. Este é o objetivo do Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS), do Governo Federal. E, para alcançá-lo, o programa fortalece as capacidades locais de pesquisa, apoia o desenvolvimento de projetos que busquem soluções para os problemas e necessidades dos sistemas e serviços de saúde, desconcentra o investimento destinado à ciência, tecnologia e inovação em saúde e financia pesquisas em temas prioritários em saúde.

No último edital do programa, seis professores da Unifor foram contemplados com financiamento para pesquisas. A professora Ana Cristina Moreira, diretora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, coordenará projeto que objetiva avaliar e aprimorar a atenção aos cuidados paliativos nos hospitais públicos do SUS no Ceará. O enfoque é sobre a capacidade de oferecer melhoria da qualidade de morte ao paciente terminal e redução de gastos hospitalares com procedimentos invasivos desnecessários.

Fortemente marcadas pelas diferenças socioeconômicas, perfis epidemiológicos distintos, diversidades culturais, climáticas, de hábitos e costumes de vida, as regiões e estados do Brasil têm peculiaridades na saúde que precisam ser levadas em consideração. O PPSUS é uma parceria entre instituições federais e estaduais. O repasse acontece para as Fundações de Amparo e/ou Apoio à Pesquisa do país. No Ceará, a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará (Funcap) é responsável por coordenar o programa no Estado.