null Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva é contemplado com bolsa de estudo internacional

Sex, 14 Maio 2021 11:09

Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva é contemplado com bolsa de estudo internacional

A iniciativa possibilita a cooperação entre os alunos das Universidades de Fortaleza e Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health (JHSPH)


A parceria tem como objetivo oferecer aos estudantes de Pós-graduação uma experiência intercultural (Foto: Getty Images)
A parceria tem como objetivo oferecer aos estudantes de Pós-graduação uma experiência intercultural (Foto: Getty Images)

 O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, foi contemplado pelo Global Health Established Field Placement (GHEFP), pelo segundo ano consecutivo, com uma bolsa de estudos para alunos de Pós-graduação.  A ação tem como objetivo proporcionar uma experiência de campo intercultural, além de oferecer ao estudante a oportunidade de contribuir com suas próprias habilidades em questões globais de saúde. A Unifor conta com mestrado em Saúde Coletiva e doutorado em Saúde Coletiva.  

Em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, a mestranda contemplada com a bolsa, Tâmia  Ross, da Universidade Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health (JHSPH), participou das ações através de reuniões remotas. A estudante atuou nos projetos: “Violência Perinatal: o nascer diferente nas perspectiva da Saúde Pública” e “Implementação das Boas Práticas na Assistência Materno e Neonatal ao Portador de Covid-19”, referentes à pesquisa da doutoranda Conceição de Albuquerque. Ambos foram financiados pela Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI) da Universidade de Fortaleza. 

Contemplada em 2021 

Em 2021, novamente o PPGSC foi contemplado pelo Global Health Established Field Placement com uma bolsa de estudo. Dessa vez, a estudante é Simmona Coelho, da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health. Os encontros, em formato remoto, já tiveram início e serão orientados pelas pesquisadoras Mirna Frota, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza, e Pamela Surkan, professora Fellow da Unifor e docente da JHSPH.


 

A contemplada, Simmona Coelho, comenta sobre a expectativa para o aprendizado. “Estou ansiosa para aprender mais por meio do sistema de saúde pública brasileiro. Estou animada para obter uma melhor compreensão da coleta de dados, análise de dados e atividades de supervisão de pesquisa, bem como envolver-me com a formulação de políticas, o desenvolvimento de intervenções hospitalares e publicações de pesquisa.”, afirma a estudante. 


 

Sabendo da relevância que possui a parceria, Mirna Frota, coordenadora do PPGSC, explica como ela acontece. “A parceria permite a internacionalização por meio de publicação, participação de pesquisadores da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health (JHSPH) em disciplinas e reuniões de pesquisa do PPGSC, mas sobretudo as relações entre alunos da Unifor e da JHSPH, destacando o impacto de pesquisas realizadas.

Com os projetos já em andamento, Pamela Surkan, docente da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health (JHSPH), comenta sobre a cooperação entre os alunos das Universidades. “Foi uma troca frutífera também para nossos alunos. Temos trabalhado em estreita colaboração com alunos da Unifor e alunos da nossa universidade. Eles têm sido capazes de se complementar e trabalhar juntos”, compartilha Pamela. 

Inovação e Tecnologia

Na Unifor, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva tem como objetivos específicos desenvolver estratégias de ensino e pesquisa visando à inovação e a tecnologia e elaborar trabalhos científicos a fim de publicação nos diferentes meios de comunicação. Ao mesmo tempo, visa intervir nos ambientes sociais e políticos com atividades que favoreçam a saúde e o bem-estar da população, e também desenvolver pesquisa com a utilização das abordagens epidemiológicas, sociais e antropológicas.

O PPGSC contribui para que profissionais possam exercer liderança nos diferentes contextos dos serviços de saúde, ensino de graduação e especialização e nas atividades de extensão com foco na promoção da saúde. O curso ainda estimula o crescimento e desenvolvimento do potencial científico e cultural de pessoas no âmbito das instituições de ensino e serviço. Através do programa, você estará apto a desenvolver o senso crítico para tomada de decisões no campo do ensino, da pesquisa e da extensão e a orientar e acompanhar alunos do ensino médio, graduação e especialização nestas atividades.