null Projeto que retrata ícones culturais de Fortaleza é selecionado para o Programa Centelha da Funcap

Ter, 3 Novembro 2020 15:47

Projeto que retrata ícones culturais de Fortaleza é selecionado para o Programa Centelha da Funcap

O projeto “Ícones Culturais” visa aproximar a cultura digital do cidadão fortalezense a partir de personagens virtuais


Fernando Ferreira, um dos pesquisadores do projeto, conta que a proposta é que o usuário interaja com os personagens em localidades estratégicas da cidade.
Fernando Ferreira, um dos pesquisadores do projeto, conta que a proposta é que o usuário interaja com os personagens em localidades estratégicas da cidade.

A iniciativa “Ícones Culturais” teve início no Programa de Formação e Integração Acadêmica, mantido pelo Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NATI) da Universidade de Fortaleza. Foi um dos projetos selecionados para receber apoio e investimento financeiro da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), a partir do Programa Centelha , cujo objetivo é estimular a criação de empreendimentos inovadores. 

A equipe avaliou o engajamento de pessoas com figuras da cultura cearense a partir de elementos de realidade aumentada. Uma vez verificado o sucesso do experimento inicial por meio dos testes de usabilidade e de campo, eles identificaram a oportunidade de expansão do projeto incluindo novas funcionalidades e recursos, e aumentando a aplicabilidade não apenas no setor do turismo mas também no setor educacional. 

Concebido a partir da cooperação no projeto “Iracema Cultural” em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, a iniciativa “Ícones Culturais” tem como objetivo aproximar a cultura digital do cidadão fortalezense por meio de tecnologias de arte conceitual digital, modelagem 3D e do desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis. Consiste no desenvolvimento, concepção, modelagem e embarque de personagens virtuais que são ícones da cultura cearense. O primeiro deles é o do jangadeiro Francisco José do Nascimento, que ficou conhecido como Dragão do Mar e se tornou célebre por viajar de jangada até o Rio de Janeiro para reivindicar direitos para sua categoria profissional. 

Fernando Ferreira, um dos pesquisadores do projeto, conta que a proposta é que o usuário interaja com os personagens em localidades estratégicas da cidade. “O Ícones utiliza-se de elementos textuais, auditivos, visuais (gráficos) de realidade aumentada e impressão 3D para transmitir conteúdo e potencializar a experiência dos usuários durante sua interação com elementos culturais, atualmente cearenses, como: Iracema, Rendeira, José de Alencar, Rachel de Queiroz e Dragão do Mar”, diz. 

O principal objetivo do projeto é promover a educação cultural para a população por meio de uma experiência imersiva e de fácil acesso, inclusive com recursos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. Dessa forma, qualquer pessoa com um smartphone poderá conhecer o conteúdo. Além da formação do usuário, o projeto contribui na movimentação da educação, cultura, economia, turismo local e inclusão social a novos negócios. O aplicativo ainda não está disponível para uso. A expectativa é que em 2021 esteja disponível para aplicativos móveis (Android e IOS).

Sobre o Programa Centelha

Executado no Ceará pela Funcap, o Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

A primeira edição do programa começou no Ceará em outubro de 2019 e recebeu a submissão de 856 ideias inovadoras. Foram 2.480 participantes cadastrados em equipes de 62 municípios.