angle-left Relembre o Ciência e Inovação: Nossas Conexões com o Mundo

Seg, 14 Outubro 2019 16:31

Relembre o Ciência e Inovação: Nossas Conexões com o Mundo

O evento ocorreu no mês de agosto e contou com a participação de pesquisadores de universidades nacionais e internacionais


A iniciativa faz parte do programa Global Research Fellowship, criado no ano de 2018 pela Universidade com objetivo de expandir o alcance global da instituição.  Foto: Ares Soares.
A iniciativa faz parte do programa Global Research Fellowship, criado no ano de 2018 pela Universidade com objetivo de expandir o alcance global da instituição.  Foto: Ares Soares.

Cinco pesquisadores renomados de Universidades da América do Norte apresentaram pesquisas desenvolvidas em conjunto com a Universidade de Fortaleza. A iniciativa faz parte do programa Global Research Fellowship, criado no ano de 2018 pela Universidade com objetivo de expandir o alcance global da instituição. 

O evento contou com a presença da presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, do Chanceler Edson Queiroz Neto, da reitora Fátima Veras, do Diretor de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (DPDI), Vasco Furtado, de vice-reitores, do secretário-chefe da Casa Civil, Elcio Batista, do presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Washington Araújo, e do presidente da assembleia legislativa, deputado José Sarto, além de professores e alunos da Universidade e de outras instituições de ensino superior do Ceará.  

As palestras foram ministradas por cada um dos fellows sobre seus temas de pesquisa. Dentre eles, Mike Peng (Universidade do Texas), especialista em estratégias empresariais, Virgílio Almeida (Universidade de Harvard e Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG), especialista em internet e sociedade, Amir Sheiki (Universidade da Califórnia em Los Angeles/UCLA), especialista em biomateriais, Barry Seslle (Universidade de Toronto), especialista em pesquisas internacionais renomadas sobre dor orofacial e disfunção e função e Pamela Surkan (Universidade Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health em Maryland, Estados Unidos), especialista em analisar como os determinantes sociais atuam na saúde. 

O programa que hoje conta com cinco pesquisadores parceiros internacionais, será ampliado e passará a contar com mais duas parcerias a partir do ano de 2020.

Sobre o Unifor Global Research Fellowship

O programa global de cooperação em pesquisa da Universidade de Fortaleza envolve pesquisadores renomados do exterior que têm a oportunidade de viajar para a Unifor duas vezes durante o período de um ano, recebem uma bolsa mensal para desenvolver pesquisas em sua instituição de origem. O programa contribui para a circulação de conhecimento e oferece oportunidades para os acadêmicos desenvolverem pesquisa com impacto científico, social e econômico em escala global.