null Unifor institui canais de comunicação para a divulgação de editais e oportunidades de pesquisa

Ter, 16 Fevereiro 2021 17:48

O objetivo é divulgar iniciativas ligadas a pesquisa científica, como divulgação de editais, projetos de pesquisa, publicações de alto impacto, formas de financiamento.

A iniciativa é fundamental para os professores e pesquisadores que almejam engajamento em projetos de pesquisa (Foto: Ares Soares)

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da atividade científica pela comunidade acadêmica, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, está com canais de comunicação específicos para a divulgação de editais e oportunidades de pesquisa.

A publicação já está sendo feita por meio dos perfis oficiais da Unifor no Instagram (@uniforcomunica), no destaque dos stories, e pelo LinkedIn, e se ampliará à medida que o canal for se estruturando.

“O dia a dia do pesquisador é muito dinâmico: delinear estudos, realizar coleta de dados, escrever artigos e relatórios, estudar, orientar alunos, emitir pareceres, entre outras tantas demandas. Esse volume de atividades contribui para que muitas oportunidades de financiamento não sejam detectadas pelo pesquisador”, ressalta a professora Adriana Rolim, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Unifor.

Já o professor Ângelo Roncalli, coordenador da Divisão de Pesquisa da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unifor (DPDI), explica que a iniciativa é fundamental para os professores e pesquisadores que almejam engajamento em projetos de pesquisa. “Com a divulgação dessas oportunidades, eles podem até mesmo identificar e localizar professores pesquisadores que já estão envolvidos em algum projeto ao qual tenham interesse, podendo associar-se a esses pesquisadores, reforçando assim, sua área de pesquisa, além de detectar possibilidades de financiamento”, complementa.

A Universidade de Fortaleza sempre se destacou por seus investimentos e incentivos na área de pesquisa científica, fato ressaltado nos rankings internacionais anualmente divulgados, entretanto é importante que os pesquisadores busquem fortalecer os recursos para a pesquisa através de financiamentos externos. Por isso, ao divulgar estas oportunidades de pesquisa, a Unifor contribui para que pesquisadores possam identificar e submeter seus projetos de pesquisa a editais disponíveis, identificar áreas estratégicas e obter recursos e financiamentos.

Para os alunos que possuem interesse em iniciar na pesquisa científica, além de dar visibilidade e ampliar a divulgação de oportunidades em pesquisa por meio das redes sociais, permite que o aluno tenha acesso a essas informações com maior facilidade, já que majoritariamente, são usuários dessas redes sociais.

“Essa iniciativa permite que o aluno identifique as possibilidades de inserção na pesquisa científica reforçando consequentemente sua formação, como futuro profissional. Ao divulgarmos as oportunidades de pesquisa, o aluno se sente estimulado a buscar um pesquisador, uma linha de pesquisa, um projeto para poder se engajar”, ressalta Roncalli.

Dessa forma, o aluno tem a capacidade de enxergar mais claramente as pesquisas de alto impacto realizadas na Universidade de Fortaleza, possibilitando a ele identificar quais professores estão envolvidos em projetos de pesquisa, nas áreas de seu interesse, para que possam desenvolver projetos em conjunto.

Você pode conferir sempre em nosso perfil no Instagram (@uniforcomunica) no destaque Editais com stories que informam as melhores oportunidades.