null Vice-Reitoria de Pesquisa divulga iniciativas para o corpo docente com foco na iniciação científica

Qui, 19 Maio 2022 11:57

Vice-Reitoria de Pesquisa divulga iniciativas para o corpo docente com foco na iniciação científica

A ação da VRP busca coletar informações dos professores para facilitar o gerenciamento dos projetos de pesquisa


A Unifor mantém diversos programas de bolsas de iniciação científica, seja com parceiros como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), além de bolsas de pesquisa vinculadas à Fundação Edson Queiroz (FEQ) (Foto: Ares Soares)
A Unifor mantém diversos programas de bolsas de iniciação científica, seja com parceiros como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), além de bolsas de pesquisa vinculadas à Fundação Edson Queiroz (FEQ) (Foto: Ares Soares)

Visando fomentar o desenvolvimento da atividade científica pelo corpo docente, a Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, divulga iniciativas a fim de obter informações atualizadas sobre as unidades de pesquisa. Para conhecimento das ações promovidas pela VRP, os(as) professores(as) devem acompanhar as informações abaixo.

Grupos de Pesquisa

Importantes para a formação científica dos alunos da Unifor, os Grupos e Projetos de Pesquisa estão em atividade em todos os Centros da Universidade. Dessa forma, um dos intuitos da iniciativa é incentivar professores(as) doutores(as) a criarem novos grupos e linhas de pesquisa. Para isto, o docente deverá enviar Comunicação Interna (C.I) à VRP, descrito: título, objetivo, líder, equipe (nome completo e CPF dos professore(a)s), linhas de pesquisa e áreas de conhecimento. Com esse procedimento, o docente está habilitado no Diretório para criação e atualização das unidades de pesquisa. 

A VRP reforça que os inscritos também serão cadastrados na Plataforma de Pesquisas do Unifor Online, pois os componentes do grupo poderão cadastrar novos projetos. Além disso, a VRP orienta sobre a importância do gerenciamento e atualização no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), um dos programas de fomento à pesquisa em atividade no campus, dos quais também fazem parte a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), além das bolsas de pesquisa vinculadas à Fundação Edson Queiroz (FEQ)

Nesse sentido, é preciso atualizar o grupo de pesquisa pelo menos a cada três meses. A falta de atualizações tem como consequência a exclusão do grupo de pesquisa no Diretório. Portanto, é necessário que seja feito o cadastro novamente e fique atento para os casos atípicos. É considerado grupo incomum aquele em que o perfil apresenta afastamento relevante em relação ao perfil médio observado pela entidade, como nos seguintes aspectos:

  • Grupos unitários (formados por apenas 1 pesquisador(a));
  • Grupos sem estudantes;
  • Grupos sem técnicos;
  • Grupos com mais de dez pesquisadores(as);
  • Grupos com mais de 10 linhas de pesquisa;
  • Grupos onde o líder não é doutor(a);
  • Grupos sem doutores no conjunto de pesquisadores;
  • Pesquisadores que participam de quatro ou mais grupos, independente da condição de liderança;
  • Estudantes que participam de dois ou mais grupos.

Acompanhamento de Alunos(as) Voluntários(as)

Visando reforçar a constante atualização e participação dos alunos voluntários, os docentes devem informar sobre os alunos de graduação envolvidos em projetos de pesquisa. Sendo assim, é necessário preencher o formulário abaixo, informando sobre o discente que encontra-se trabalhando atualmente, quando for desligado do projeto e identificar os que vão trabalhar futuramente. A VRP reforça que o preenchimento do formulário é fundamental para o acompanhamento e gerenciamento das informações requisitadas. 

DNA de Cientista

A VRP tem o objetivo de contribuir para educação continuada dos cientistas na Universidade. Portanto, solicita o preenchimento do formulário abaixo para coleta de informações. A iniciativa busca saber a opinião do pesquisador sobre o interesse em participar de treinamentos e em relação às estratégias de fomento.

SERVIÇO

Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP)
E-mail: pesquisa@unifor.br
Contato: (85) 3477-3890
Bloco M I Sala 30

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.