null Vice-Reitoria de Pesquisa promove primeira edição da Academia de Propriedade Intelectual

Vice-Reitoria de Pesquisa promove primeira edição da Academia de Propriedade Intelectual

Iniciativa visa  capacitar a comunidade acadêmica acerca das possibilidades de ganhos pessoais e institucionais advindos das propriedades


Ricardo Colares, coordenador de Prospecção e PI, e Naiderson Lucena, coordenador de Inovação. (Foto: Ares Soares)
Ricardo Colares, coordenador de Prospecção e PI, e Naiderson Lucena, coordenador de Inovação. (Foto: Ares Soares)

A Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, realiza a primeira edição da Academia de Propriedade Intelectual (PI) nos dias 24 e 26 de maio, das 14h às 17h, no Bloco B, Sala 3. O projeto visa capacitar docentes, colaboradores das empresas instaladas no TEC Unifor e alunos de graduação e pós-graduação participantes de projetos de Pesquisa ou Inovação sobre patentes, marcas, desenhos industriais, programas de computador, indicações geográficas, topografias de circuitos integrados, contratos de tecnologia e de franquia.

O curso básico será ministrado pelos facilitadores da Wissentech Intellectual Property, empresa especializada em Propriedade Intelectual (PI), com sede no Brasil e Estados Unidos: Sebastião Camilo Castro (CEO), Ana Paula Castro (COO) e Maria Márcia Ferreira (departamento jurídico). Eles irão explicar como proteger projetos de pesquisa usando a Propriedade Intelectual, além de fornecerem  acesso às temáticas exclusivas da empresa especializada. 

Naiderson Lucena, coordenador de Inovação, destaca as perspectivas do projeto a longo prazo. "No futuro, esperamos aumentar a quantidade e qualidade das propriedades intelectuais da Universidade, bem como estimular o desenvolvimento de contratos de tecnologia e de transferência de tecnologia, desenvolvidos pela Unifor, e, também, em conjunto com as empresas. Além disso, fomentar a criação spin-offs acadêmicas, com intuito de disponibilizar para sociedade, produtos e serviços inovadores de alto valor agregado”.

Ricardo Colares, coordenador de Prospecção e PI, defende a relevância da iniciativa. “É de extrema importância conhecer o valor da Propriedade Intelectual e as diversas formas de proteger sua criação e autoria, que em alguns casos consegue transformar o mundo em que vivemos. Nesta primeira capacitação o objetivo é sensibilizar a comunidade acadêmica acerca das possibilidades de ganhos pessoais e institucionais advindos das propriedades. Ao final da capacitação os participantes deverão poder identificar seus diversos tipos e conhecer os processos formais para sua proteção”.

A criação da iniciativa foi impulsionada pelos ativos intangíveis serem fatores importantes de diferenciação e potenciais geradores de benefícios para as Instituições de Ensino Superior (IES). O valor de mercado dos ativos intangíveis foram acelerados pela Covid-19, representando 90% do S&P500, de acordo com levantamento da Ocean Tomo Intangible Asset Market Value Study em 2020.

Sobre os facilitadores

Sebastião Camilo Castro: administrador e especialista em empreendedorismo e inovação. CEO na Wissentech, empresa especializada em PI. Atua no departamento técnico nas áreas de Patentes, Valoração e Prospecção. Ampla experiência na área de PI e Inovação. Foi líder temático em PI na ANPROTEC (2019-2021), Coordenador do NIT do PADETEC (2019-2021), Membro Consultivo na Comissão Especial de Propriedade Intelectual, Mídias, Entretenimento, Direito e Novas Tecnologias na OAB/CE (2019-atual).

Ana Paula Castro: nutricionista com MBA Executivo em Gestão Estratégica de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual. Atua como COO na Wissentech, empresa especializada em PI e no departamento técnico em Patentes Life Sciences e Biotech.  Analista Técnica no NIT do PADETEC (2019-2021), e possui certificação internacional em PI pela WIPO e formação extensiva em Patentes em Biotecnologia pela DTU - Technical University of Denmark.

Maria Márcia Ferreira: advogada e professora, atualmente é membro da Comissão Especial de Propriedade Intelectual, Mídias, Entretenimento, Direito e Novas Tecnologias (OAB/CE). Atua no departamento jurídico da Wissentech, empresa especializada em PI.

SERVIÇO

Academia de Propriedade Intelectual
Data: 24 e 26 de maio de 2022
Horário: 14h às 17h 
Local: Bloco B, Sala 3
Mais informações: inovacao@unifor.br