null Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI) promove workshop de pesquisa

O evento contará com a participação do presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno

Tarcísio Pequeno, presidente da Funcap, irá ministrar a palestra de abertura com o tema “Ciência e Ética” (Foto: Ares Soares)

Nos dias 25 e 26 de novembro, será realizado o workshop das pesquisas desenvolvidas na Universidade de Fortaleza, que possuem financiamento da Fundação Edson Queiroz (FEQ). O workshop acontecerá no auditório A2 e terá como palestra de abertura o tema “Ciência e Ética”, ministrada pelo presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Tarcísio Pequeno.

Organizado pela Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI), o evento é uma oportunidade de divulgação das pesquisas para alunos e professores, criando um ambiente de discussão favorável à melhoria dos resultados obtidos.

As apresentações serão divididas por centro de ciência e os projetos serão avaliados por pesquisadores externos à universidade. O evento é aberto ao público.

Sobre o palestrante

Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1970), Mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), com sandwich na Universidade de Waterloo, no Canadá(1979).

Foi professor na PUC do Rio e Universidade Federal do Ceará. Foi Visiting Faculty no Imperial College, Londres(1989), e na University of New Hampshire (1985). Foi membro da diretoria da SBPC, membro do Comitê Assessor em Ciência da Computação do CNPq e representante da área de Ciência da Computação na CAPES.

Tarcísio Pequeno criou e foi o primeiro diretor do Núcleo de Processamento de dados da UFC, em 1970; criou o curso de Tecnólogo em processamento de dados da UFC, em 1975; além do curso de graduação em Ciências da Computação, naquela mesma instituição, em 1985.

O palestrante também foi responsável pela criação do curso de Mestrado em Ciências da Computação da UFC, em 1995. Criou o curso de Doutorado em Ciências da Computação na UFC, em 2005. Criou o Laboratório de Inteligência Artificial em 1991. Foi presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) – 2007 a 2011; secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza- CITINOVA (2014 a 2016). É professor titular da Universidade de Fortaleza (Unifor). É professor emérito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é presidente da Funcap. Atua nas áreas de Inteligência Artificial, Lógica e Filosofia.

Workshop de Pesquisa
Data: 25 e 26 de novembro
Horário: 25 de novembro (8h às 17h); 26 de novembro (9h às 16h)
Local: Auditório A2

Event Navigation Portlet está temporariamente indisponível.