null Pesquisadora da Fiocruz, Cecília Minayo é a convidada do webQDA Day na Unifor

Pesquisadora da Fiocruz, Cecília Minayo é a convidada do webQDA Day na Unifor

Cecília Minayo é pesquisadora e professora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, no Rio de Janeiro (Foto: Carolina Niemeyer - Programa Radis/Ensp/Fiocruz)

A Universidade de Fortaleza recebe, no dia 10 de julho, o "webQDA Day", que tem por objetivo permitir o contato entre investigadores ou interessados em aceder a conhecimento sustentado sobre análise de dados na investigação qualitativa.

Todos os investigadores que utilizam ferramentas tecnológicas de análise qualitativa de dados carecem de um espaço de interação e debate em torno de ferramentas existentes, bem como de outras emergentes, proporcionando a reflexão sobre modelos, metodologias, instrumentos e procedimentos associados à análise qualitativa de dados que lhes tragam resultados fidedignos e rápidos, passíveis de partilha e discussão síncrona a distância.

Com o tema "Análise Qualitativa Suportada por Software", o webQDA Day contará com a presença de Maria Cecília de Souza Minayo, pesquisadora e professora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Ela ministrará a palestra “Fundamentos Teóricos das Técnicas de Investigação Qualitativa”.

As inscrições podem ser feitas pelo site do webQDA. Os inscritos no 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2018), que também acontece em julho na Unifor, se beneficiam de um preço de inscrição reduzido.

• 8:00 – 8:30 – Recepção dos participantes
  • 8:30 – 9:00 – Momento Cultural (Big Band Unifor)
  • 9:00 – 10:00 – Palestra “Fundamentos Teóricos das Técnicas de Investigação Qualitativa”
    Oradora: Profª Maria Cecília Minayo
  • 10:30 – 13:00 – 1ª Parte do curso: Análise Qualitativa com o apoio do software webQDA
  • 13:00 – 14:30 – Pausa para almoço
  • 14:30 – 17:00 – 2ª Parte do curso: Análise Qualitativa com o apoio do software webQDA
  • 17:00 – Encerramento

Sobre a palestrante

Graduada em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Ciências Sociais pela Universidade do Estado de Nova York, Cecília Minayo é mestre em Antropologia Social pela UFRJ e doutora em Saúde Pública pela Fiocruz. Desde 1997 é editora científica da revista Ciência & Saúde coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando como professora, pesquisadora e orientadora. É membro do conselho editorial de 13 revistas científicas, sendo 4 estrangeiras e desde 2013 é Editora Regional da Revista Environmental Health Perspectives dos EEUU. Premiada pela Presidência da República com a comenda de Direitos Humanos em 2014.

Sobre o software

O webQDA é um software de apoio à análise de dados qualitativos num ambiente colaborativo e distribuído. Apesar de existirem alguns pacotes de software que tratam dados não numéricos e não estruturados (texto, imagem, vídeo, áudio) em análise qualitativa, poucos são os que podem ser utilizados por vários investigadores, num ambiente de trabalho colaborativo e distribuído como a Internet pode oferecer. O webQDA é um software direcionado a investigadores, em diversos contextos, que necessitem de analisar dados qualitativos, individual ou colaborativamente, de forma síncrona ou assíncrona. O webQDA segue o desenho estrutural e teórico de outros programas disponíveis no mercado, diferenciando-se destes, por proporcionar trabalho colaborativo online e em tempo real, e disponibiliza um serviço de apoio à investigação.

webQDA Day: Análise Qualitativa Suportada por Software
Data: 10 de julho de 2018
Local: Unifor
Mais informações e inscrições: https://www.webqda.net/events/webqda-day-fortaleza/

Event Navigation Portlet está temporariamente indisponível.