Laboratório de Estudos do Usuário e da Qualidade de Uso dos Sistemas

Três estudantes assistem uma programação de TV.

 

As pesquisas realizadas no Laboratório para estudos do Usuário e da Qualidade do uso de Sistemas (LUQS), produzem diversos resultados acadêmicos beneficiando os programas universitários dos parceiros envolvidos, seus alunos e a Região Nordeste do Brasil. Destacam-se, também, trabalhos com empresas locais, para aprimorar seus produtos e para tratar a qualidade do projeto da interação nos seus processos de software. Atualmente, os principais projetos são voltados à análise da interação de sistemas (como chatbot, assistentes virtuais, sistemas sociais) via voz e/ou textos, bem como o projeto da Experiência do Usuário (User eXperience – UX), com produtos inovadores, aplicados à diversos serviços (saúde, logística, ensino etc.).

 

 

Equipe:

Projetos e Parcerias

Projeto financiado pela Universidade de Fortaleza para desenvolver e avaliar um sistema multi-plataforma via web e via interação tátil, que viabilize o ensino de programação, sendo a primeira plataforma em formato de cursos para formação pedagógica e a segunda, chamada Code Dominó, baseada em artefatos físicos e pictóricos e no uso de um aplicativo móvel.

Equipe:

Este projeto objetiva estudar e implementar técnicas de avaliação de sistemas, Recuperação da Informação (RI) e Mineração de Dados (MD) a fim de auxiliar a avaliação da interação em Sistemas Sociais a partir da linguagem textual do usuário.

Equipe:

Este projeto objetiva desenvolver e aplicar uma metodologia de produção de material didático (como exercícios) para robótica que levem em consideração conceitos de IHC, visando à formação de produtores desse tipo de material.

Equipe: