null Empresa incubada na Unifor desenvolve tecnologia que facilita diagnóstico de câncer no olho

Ter, 21 Janeiro 2020 17:38

Empresa incubada na Unifor desenvolve tecnologia que facilita diagnóstico de câncer no olho

Pesquisa que desenvolveu a nova tecnologia tem o apoio da Unifor e da Funcap.


O médico oftalmologista Karlos Sancho, proprietário da empresa “Olho Humano”, incubada no Edetec (Foto: Ares Soares)
O médico oftalmologista Karlos Sancho, proprietário da empresa “Olho Humano”, incubada no Edetec (Foto: Ares Soares)

A tecnologia “Eye Patho” é a primeira inovação específica para coleta de espécimes oftalmológicos. O produto facilita o diagnóstico de pessoas com câncer no olho, além de proporcionar melhor tratamento para elas.

Foi desenvolvido pelo médico oftalmologista Karlos Sancho, proprietário da empresa “Olho Humano”, incubada no Espaço de Desenvolvimento de Empresas de Tecnologia da Unifor (Edetec). Além da Unifor, a pesquisa também conta com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Sancho explica que a tecnologia “Eye Patho” contribui para o diagnóstico de lesões tumorais em estágio inicial, a partir de um desenho esquemático do olho, em que o patologista consegue identificar de qual região foi retirada e lesão. "A biópsia ocular não evoluia, estava estagnada, pois era tudo feito de forma artesanal e sem nenhuma sofisticação. Todos querem ter um diagnóstico e tratamento preciso, especialmente, quando existe suspeita de câncer”, destaca o pesquisador. 

O médico detalha como era o procedimento antes da tecnologia. "Quando o paciente tinha algum sinal que estivesse crescendo no olho, o cirurgião oftalmologista retirava a lesão, colocava em um recipiente de vidro e enviava para a biópsia. Porém, muitas vezes a lesão enrolava e dificultava o diagnóstico do patologista. Ele não conseguia afirmar também, de qual local do olho a lesão foi retirada ou qual o olho biopsiado”, ressalta. 

Sancho acrescenta que o produto já está em etapa de transferência tecnológica, ou seja, pronto para ingressar no mercado. “Outra informação importante é que o paciente não terá nenhum custo a mais, porque encontramos uma solução acessível e que possui valor próximo dos produtos já existentes no mercado”, reforça. 

Confira a demonstração do “Eye Patho”

Conheça mais sobre o Edetec 

O Espaço de Desenvolvimento de Empresas de Tecnologia (Edetec) é a incubadora de empresas de base tecnológica da Unifor. O espaço tem o objetivo de promover, incentivar e apoiar a criação de novos empreendimentos e o desenvolvimento de empresas que atuam em segmentos de mercado competitivo, priorizando propostas inovadoras derivadas de pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento pela Universidade de Fortaleza.

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.