null Pesquisadores desenvolvem robô para melhoria de atendimentos fisioterapêuticos

Qui, 29 Agosto 2019 15:29

Pesquisadores desenvolvem robô para melhoria de atendimentos fisioterapêuticos

Projeto de inteligência artificial é uma parceria entre Parque Tecnológico Unifor e Grupo Velas-Holding de Franquias. Iniciativa auxilia no tratamento de lesões na coluna

O projeto é uma parceria do TEC Unifor com o Grupo Velas. Foto: Ares Soares.

O Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza (TEC - Unifor), em parceria com o Grupo Velas - Holding de Franquias, grupo formado por empresas que atuam na área de Fisioterapia está desenvolvendo um robô para extrair e compilar dados científicos universais sobre lesões da coluna vertebral.

A iniciativa, que visa aprimorar a qualidade dos atendimentos fisioterapêuticos, tem como responsáveis os professores da Unifor Vládia Pinheiro e Carlos Caminha, pesquisadores da área de Inteligência Artificial.

O projeto é dividido em dois segmentos: Análise de Dados Estruturados e Análise de Dados Desestruturados. “Trabalhamos analisando os dados das franquias do ITC, eles possuem várias franquias espalhadas pelo o Brasil e nós usamos métodos da Inteligência Artificial para detectar se algumas franquias estão destoando das demais, tanto para positivo como para negativo”, explica o professor Carlos Caminha.

A pesquisa eleva o nível de investimentos tecnológicos que a Unifor procura buscar, beneficiando toda a comunidade acadêmica, em especial os professores que podem usufruir dos resultados em diversos campos de estudo.

O TEC Unifor

O Parque Tecnológico da Unifor (TEC Unifor) foi inaugurado em 2017 tem cerca de 2.000 m² destinados à instalação de empresas com seus setores de PDI (Pesquisa Desenvolvimento e Inovação), uma incubadora de empresa, além de laboratórios de inovação a serem compartilhados pelas empresas. Está localizado majoritariamente no Bloco M.

As empresas instaladas no espaço têm a oportunidade de, por meio do desenvolvimento de projetos conjuntos, beneficiar-se da capacidade científica e técnica dos pesquisadores da instituição para a criação de soluções inovadoras a problemas correntes bem como para criação de inovações que conquistem novos mercados.

Sobre o Grupo Velas

Em 2003, o fisioterapeuta Helder Montenegro desenvolveu um programa de tratamento conservador (RMA da Coluna Vertebral) direcionando para lesões na coluna vertebral. A partir disso, surgiram novas pesquisas na área da Fisioterapia atrelando literatura científica e tecnologia.

Reabilitação, fortalecimento muscular, soluções pós-tratamento, entre outras etapas foram analisadas, criando um modelo aplicado em clínicas clínicas específicas e, posteriormente, através do sistema de Franchising foi disponibilizado aos pacientes de todo Brasil: o ITC Vertebral (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral) que, atualmente, possui 8 unidades próprias e 85 unidades franqueadas.

Em parceria com outros fisioterapuetas o Dr. Helder criou novos empreendimentos voltados para área da fisioterapia, formando uma grande rede de negócios que constitui, hoje, o Grupo Velas - Holding de Franquias, composto por empresas que atuam na área de Fisioterapia, através do Sistema de Franchising.

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.