null Pesquisa acadêmica cria aplicativo para auxiliar a terapia de pacientes com queimaduras

Qui, 10 Junho 2021 10:59

Pesquisa acadêmica cria aplicativo para auxiliar a terapia de pacientes com queimaduras

O aplicativo “Pellis” diferencia o grau da queimadura e qualifica o atendimento dos pacientes 


Aplicativo visa identificar os tratamentos adequados para diferentes tipos de queimadura (Foto: Getty Images)
Aplicativo visa identificar os tratamentos adequados para diferentes tipos de queimadura (Foto: Getty Images)

Produto final da dissertação da egressa do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem, Gilka de Albuquerque Forte Aguiar, o aplicativo “Pellis” foi construído e validado como uma ferramenta de apoio aos profissionais da área de saúde na obtenção de informações sobre queimaduras e tratamentos associados.

Os profissionais que avaliaram o aplicativo reconhecem sua importância para diferenciar o grau da queimadura e qualificar o atendimento, auxiliando desse modo na tomada de decisão, bem como para o processo de educação em saúde de alunos da área. 

Qual o objetivo da pesquisa? 

Identificar as necessidades de um serviço ao ser embarcado em um software de auxílio às ações de profissionais na terapia tópica de pacientes com queimaduras.

Por que é importante saber? 

O estudo aborda a concepção, o desenvolvimento e a avaliação preliminar de um aplicativo para dispositivos móveis, que auxilia nas ações de profissionais na tomada de decisão quanto à terapia tópica de pacientes com queimaduras. A pesquisa se desenvolve em três fases: 1) revisão da literatura e reuniões multidisciplinares de brainstorming, visando aprofundamento nas áreas envolvidas na pesquisa. O material resultante serve de base para nortear a etapa subsequente; 2) concepção e desenvolvimento do software aplicativo em laboratório baseado no Design de Interação e; 3) avaliação do aplicativo por especialistas. Nesta última fase, é elaborado e aplicado um questionário semiestruturado junto aos profissionais especialistas de um centro de tratamento de queimaduras em Fortaleza - CE.

Quais foram as conclusões? 

Os profissionais que avaliaram o software aplicativo reconhecem sua importância para diferenciar o grau da queimadura e qualificar o atendimento, auxiliando desse modo na tomada de decisão, bem como para o processo de educação em saúde de alunos da área. Fica evidente, pelo relato de alguns participantes da fase de avaliação, a dificuldade no manuseio do aparelho celular. No entanto, o software se apresenta como prático, simples, claro, objetivo, apresentando conteúdo adequado.

Gilka de Albuquerque Forte Aguiar é graduada em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza, tem especialização em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, especialização em Enfermagem em Emergências pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará e mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem pela Unifor. Atualmente é Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e Professor Pleno I da Secretaria de Educação Básica. 

Orientadora: Profa. Dra. Rita Neuma Dantas Cavalcante de Abreu.

Co-orientador: Prof. Dr. José Eurico de Vasconcelos Filho.