null Aluna do Mestrado em Ciências Médicas tem artigo publicado em revista internacional

Seg, 1 Março 2021 15:18

Aluna do Mestrado em Ciências Médicas tem artigo publicado em revista internacional

Publicação busca investigar os impactos do uso de eletrônicos no comportamento humano


Jessica Lima teve seu artigo publicado na “Physiology & Behavior”, renomada revista científica internacional (Foto: Arquivo pessoal)
Jessica Lima teve seu artigo publicado na “Physiology & Behavior”, renomada revista científica internacional (Foto: Arquivo pessoal)

A egressa Jessica Layanne de Sousa Lima, do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, comemora a publicação de artigo na renomada revista científica internacional “Physiology & Behavior”. O artigo é intitulado “Audiovisual overstimulation in childhood and adolescence promotes hyperactive behaviour in adult mice” em inglês, língua na qual a publicação foi elaborada. 
 
O artigo, fruto da dissertação de mestrado de Jéssica, teve como objetivo analisar a hipótese de que a superestimulação sensorial não normativa pode levar a mudanças comportamentais dramáticas. Em outras palavras, a acadêmica visou investigar os impactos do uso dos recursos eletrônicos no comportamento humano. Segundo Adriana Rolim, professora-orientadora de Jessica, "este estudo é relevante para melhor compreender as possíveis consequências da exposição excessiva à mídia durante o desenvolvimento infantil”, afirma. 
 
Essa é a primeira publicação internacional de Jessica Lima, que também é formada em Psicologia pela Unifor. A psicóloga, que trabalha no contexto clínico atendendo crianças e adolescentes, fala que o tema do artigo sempre a interessou, e que espera, com ele, alertar pais e educadores sobre a importância da dosagem da tecnologia na infância e adolescência. “A sacada foi justo essa, trazer de forma mais concreta que esse uso de recursos eletrônicos de forma exacerbada, impacta sim o desenvolvimento saudável da criança e do adolescente”, destaca a acadêmica.
 
Sobre a importância da publicação em uma revista científica internacional, Adriana Rolim destaca: “publicações em periódicos de referência e de circulação internacional apontam especialização em um campo e a capacidade de conduzir pesquisas cientificamente fundamentadas”. Para Jessica, a relevância do artigo é ainda maior. “Acho que a sociedade ganha quando percebe que precisa ter um olhar mais cuidadoso e cauteloso para o uso frequente, contínuo e exagerado desses recursos eletrônicos”, afirma a psicóloga. 

Mestrado em Ciências Médicas 

Iniciado em 2014, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Unifor tem duas áreas de concentração: Ciências Médicas, com linhas de pesquisa em “Estudos Clínicos em Ciências Médicas” e “Estudos Translacionais em Ciências Médicas”; e Ensino em Saúde, com a linha de pesquisa “Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas”. O programa possui uma proposta moderna e atualizada, e busca desenvolver em seus alunos habilidades consideradas essenciais para os profissionais do século XXI, tais como liderança, consciência global e desenvolvimento do pensamento científico. 
 
De acordo com Adriana Rolim, coordenadora do programa, o objetivo principal do PPGCM é “promover a formação integral de futuros profissionais, docentes ou pesquisadores na área das Ciências Médicas, que deverão ser caracterizados pela formação técnica, científica e didática de alto nível, estando estes capacitados para o desenvolvimento de pesquisas inovadoras que invistam no conhecimento científico, na transformação qualitativa de seus espaços de prática profissional, além da contribuição para a formação de profissionais adequados, ética e tecnicamente, para responder às necessidades de nossa sociedade.”
 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Unifor tem um grande peso na comunidade científica e acadêmica, e é sinônimo de orgulho para a universidade. Segundo Adriana, o programa amplia os horizontes do estudante e favorece a descoberta do papel histórico do(a) cientista. “Aqui, a produção científica tem o olhar voltado para as necessidades da sociedade, com atenção à formação do docente do nível superior, especialmente quando considerada a abordagem de novos princípios e métodos educacionais”, afirma a coordenadora.