null Destaque nacional - Energias Renováveis

Destaque nacional - Energias Renováveis

A professora Leonarda Cajuaz ressalta que a Tomada de Subsídio da Aneel tem o propósito de buscar a participação social através do fornecimento de dados, ideias, sugestões e opiniões sobre determinado tema ou problema. A partir da contribuição da sociedade e regulados, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) pode fazer uso destas informações na fase de estudo e desenvolvimento de propostas regulatórias para o setor acerca de um tema específico.

“A importância da participação da sociedade como um todo é o de garantir que as expectativas, anseios e necessidades da sociedade sejam considerados na formulação das propostas. O estreitamento da relação entre academia e mercado se consolida com a participação dos alunos de pós-graduação da Unifor, onde é demonstrado o alinhamento do propósito de formação de lideranças transformadoras por meio da participação em projetos que impactam a sociedade de uma maneira geral”, explica a professora. 

A Tomada de Subsídio 011/2020 que visava obter subsídios para a elaboração de propostas de adequações regulatórias necessárias à inserção de sistemas de armazenamento no setor elétrico brasileiro teve um total de 34 documentos de contribuições. 

“A  Universidade de Fortaleza teve sua participação registrada através do trabalho de conclusão de curso de pós-graduação em Energias Renováveis sendo uma das três universidades que apresentaram contribuições (ao lado da Universidade Estadual de São Paulo e Universidade Federal Fluminense). Os demais participantes ou são associações ou empresas do segmento elétrico ou de atendimento direto ao setor elétrico nacional”, ressalta a professora.

Veja aqui a contribuição dos alunos da pós Unifor:
Universidade de Fortaleza - UNIFOR - pós-graduação em Energias Renováveis

 

 
A coordenadora da pós-graduação em Energias Renováveis, Camylla Melo, ressalta o orgulho que a proposta da equipe trouxe para a pós-graduação Unifor, que trabalha com o objetivo de formar líderes que transformam. “Contar com profissionais que levam a sua excelência aos alunos faz parte do processo na conquista do conhecimento. Estou muito orgulhosa desse grupo que, com a liderança da professora Leonarda Cajuaz, participou de um momento de grande contribuição para a sociedade. O curso de Energias Renováveis busca amadurecer o conhecimento dos alunos em todos os aspectos que contemplam o mercado de energia”, destaca a coordenadora da pós-graduação em Energias Renováveis.

A cadeia de energias renováveis ganha força no Ceará, que tem grande potencial para a geração de energia eólica e solar. Atualmente, o potencial de geração de energia eólica no território cearense é de 211 GW, sendo 94 GW onshore (em terra) e 117 GW offshore (no mar). Já o potencial de geração de energia solar no Ceará é de 643 GW. De acordo com dados da Junta Comercial do Ceará, existem atualmente 46.265 empresas ativas nesse setor
São fontes renováveis de energia o sol, os ventos, os potenciais hidráulicos, o calor do fundo da terra e a biomassa (plantas e resíduos). Com o passar do tempo, elas vão substituir progressivamente o petróleo e os demais combustíveis fósseis que são os principais responsáveis por grande parte do aquecimento global.