null Dra. Andrea Pachá conversou sobre a temática "Novos Direitos para as Novas Famílias" na Pós-Unifor

Sex, 9 Fevereiro 2018 19:14

Andrea Pachá também é autora de livros jurídicos. (Foto: Viviane Rufino)

A Escola de Direito da Pós-Unifor recebeu, no último dia 24 de janeiro, a Dra. Andrea Pachá para a palestra “Novos Direitos para as Novas Famílias”, um bate papo que analisou a temática das novas constituições familiares, que enfrentam inúmeras barreiras, tanto sociais quanto jurídicas, para ser reconhecida e respeitada.

O Brasil atualmente tem demonstrado ser um país com traços conservadores, o que acaba prejudicando uma grande parte da população que faz parte de uma nova composição familiar. Algumas dessas novas famílias têm vencido disputas jurídicas para garantia de seus direitos, mas ao mesmo tempo inúmeras outras ainda passam por dificuldades, logo existe a urgente necessidade do surgimento de novos direitos para essa significativa parte da sociedade.

Promover eventos com personalidade é uma das diretrizes da Escola de Direito da Pós-Unifor, como afirma a coordenadora Gabriela Lima. “A Dra. Andréa Pachá é uma dessas pessoas: ela tem uma carreira belíssima, uma postura extremamente sensível e uma atuação transformadora. Ela é uma verdadeira inspiração e, por isso, é tão importante que nossos alunos tenham tido a oportunidade de ouvi-la falar.”

A palestra contou com a presença de 100 ouvintes, dentre eles estavam alunos da Pós-Unifor, alguns membros do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM, entidade que reúne profissionais do Direito de todo o país e exterior para desenvolver e divulgar conhecimento sobre o Direito das Famílias, além de atuar como força representativa perante a Justiça, visando o reconhecimento de todos os tipos de família), e juízes das Varas de Família do Fórum Clóvis Beviláqua.

“A Escola de Direito da Pós-Unifor, ao ofertar um curso de pós-graduação em Direito e Processo de Família e Sucessões, assume o compromisso, não só com os seus alunos, mas com a sociedade em geral, de apresentar o que há de mais inovador e relevante para a área, contribuindo para o enriquecimento intelectual e social do público que se interessa por essa importante temática do Direito, que repercute na vida de todas as pessoas”, explica Viviane Rufino, coordenadora da Escola de Direito.

Sobre Andrea Pachá

É atualmente titular da 4ª Vara de Órfãos e Sucessões e ocupa o cargo de Ouvidora-geral do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Já foi conselheira do CNJ, presidente da Comissão de Acesso à Justiça e Conciliação, coordenou a criação e implantação do Cadastro Nacional de Adoção e a implantação das Varas de Violência Contra a Mulher por todo o país, recebeu o Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz, do Senado Federal pelo trabalho no enfrentamento à violência contra a mulher em 2009. Também é autora de obras jurídicas, com destaque para a obra “A Vida Não É Justa”, que foi adaptada recentemente para a série de televisão “Segredos de Justiça” , exibida pelo Fantástico na Globo.