null Especialização em Gerontologia visa compreender processo de envelhecimento e proporcionar qualidade de vida à pessoa idosa

Qua, 18 Agosto 2021 15:18

Especialização em Gerontologia visa compreender processo de envelhecimento e proporcionar qualidade de vida à pessoa idosa

Formação é voltada para capacitar profissionais da saúde, tais como médicos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e educadores físicos interessados em analisar questões relativas ao envelhecimento


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas com mais de 60 anos chegará a dois bilhões até 2050, um quinto da população mundial (foto: Getty Images)
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas com mais de 60 anos chegará a dois bilhões até 2050, um quinto da população mundial (foto: Getty Images)

O crescimento do número de idosos é uma realidade que vem exigindo respostas da sociedade em diversas áreas. Pensando nisso, torna-se indispensável proporcionar visibilidade e melhor qualidade de vida a esse segmento da população. Esse é um dos objetivos da Especialização em Gerontologia da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz. Chegando à sua 10ª turma, a especialização busca contribuir para a formação de profissionais qualificados e diferenciados que atuam na área do envelhecimento.

Com formação de excelência na área da Gerontologia desde 2003, o curso da Unifor é cadastrado na Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e contempla ações que possibilitam ao aluno um acompanhamento prático da realidade à qual o idoso está inserido, realizando uma integração entre a teoria e a prática. 

Para a professora do curso de especialização da Unifor e doutora em Psicologia (USP), Anita Liberalesso Neri, os profissionais precisam estar atentos às constantes mudanças, principalmente em uma área indispensável como a da gerontologia. “Com a velocidade com que são gerados novos conhecimentos e a quantidade de informações colocadas à disposição dos profissionais, quem não está se atualizando constantemente fica obsoleto num piscar de olhos”, comenta a docente. 
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a dois bilhões até 2050, o que representará um quinto da população mundial.

Aprendizado 

Segundo a coordenadora da especialização e doutora em Gerontologia (Unicamp), professora Elcyanna Bezerra Carvalho, o curso tem como marca registrada a formação de “gente que cuida de gente”, que alia, numa justa medida, humanidade, ciência e tecnologia. A afirmação é reiterada pelas estudantes Andréa Leal Ribeiro e Thais Castro Monteiro, ambas alunas da nona turma de Pós-graduação em Gerontologia da Unifor.


A coordenadora da especialização Elcyanna Bezerra Carvalho ressalta que o curso forma "gente que cuida de gente" (Foto: acervo pessoal) 

Para elas, a formação ultrapassa o aprendizado acadêmico, mas também tem agregado na forma de cuidar e se importar com as pessoas. Andréa Leal explica que, através da especialização, reconsiderou as suas ideias sobre o processo de envelhecimento. “O curso me deu a oportunidade de rever meus conceitos sobre velhice. Modifiquei minha relação com meus pais, e tenho compartilhado com família e amigos o que aprendo sobre envelhecimento. Ainda estou me posicionando como profissional e espero descobrir o melhor lugar para o exercício desse aprendizado”, afirma a aluna da Pós, que é graduada em Psicologia em em Direito. 

A assistente social Thais Castro também comenta sobre a importância de se capacitar na área e  relata a experiência positiva que está tendo com o ensino da Universidade de Fortaleza. “A gerontologia é necessária a todos os(as) profissionais que em seu cotidiano irão lidar com as questões que a velhice enseja, uma vez que, a longevidade populacional fará com que atendamos cada vez mais pessoas idosas. E na Unifor, tenho tido uma experiência que tem sido satisfatória. A universidade se adaptou de forma muito rápida ao ensino remoto”, avalia. 

Pós-graduação em Gerontologia


 

A Especialização em Gerontologia da Pós-Unifor é o curso mais antigo na área no estado do Ceará. Criado em novembro de 2003, tornou-se referência pela qualidade do corpo docente, com nomes de projeção internacional, nacional e estadual devido à elevada experiência prática e à sólida formação na área, com a maioria titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). 

O curso tem como objetivo capacitar profissionais dos diversos campos na área da Gerontologia, visando à compreensão do processo de envelhecimento nas suas múltiplas dimensões, contemplando reflexão, crítica e ética no desempenho de uma práxis voltada para a qualidade de vida da pessoa idosa.

O Corpo Docente é composto por mestres e doutores com ampla experiência acadêmica e de mercado. Além disso, o curso oferece o programa de desenvolvimento de líderes baseado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).