null Inteligência de Mercado contribui para as empresas transformarem informação em vantagem competitiva

Qua, 4 Agosto 2021 10:31

Inteligência de Mercado contribui para as empresas transformarem informação em vantagem competitiva

MBA da Universidade de Fortaleza capacita profissionais para apoiar companhias que atuam em diversas áreas


Os alunos do MBA aprendem com docentes que têm vivência acadêmica e de mercado (Foto: Getty Images)
Os alunos do MBA aprendem com docentes que têm vivência acadêmica e de mercado (Foto: Getty Images)

Na era da informação, os dados estão cada vez mais acessíveis. Entretanto, para as empresas, não basta obtê-los. É necessário também utilizá-los para gerar vantagem competitiva. Muito mais do que quantidade, é fundamental gerar informação de qualidade para basear a tomada de decisões mais assertivas e antecipar cenários, sejam de oportunidades ou de crise. A explicação é da professora do MBA em Inteligência de Mercado, Danielli Monteiro, graduada e mestre em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O MBA é um dos cursos da Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade de Fortaleza que está com inscrições abertas. A formação é voltada para quem pretende “promover o fomento da capacidade competitiva das organizações pela aplicação do método da inteligência criativa e construir redes de relacionamento a partir da troca de experiências com os colegas de curso”.

“As empresas precisam estar mais preparadas com informações internas e externas. Tudo isso precisa se transformar em inteligência para que possam se antecipar em relação aos concorrentes”, ressalta Danielli Monteiro, que também possui experiência na área de Planejamento Estratégico, Recursos Humanos e, desde 2015, responde pela área de Planejamento Comercial da M. Dias Branco. A professora do MBA em Inteligência de Mercado atua ainda com projetos de desenvolvimento de vendas, automação das informações e processos comerciais.


A professora Danielli Monteiro ressalta que profissionais
da Inteligência de mercado “têm a bússola”  (Foto: acervo pessoal)

“No momento de incertezas esses profissionais (de Inteligência de Mercado) são mais valorizados porque têm a bússola”, explica ela, ao citar que são esses especialistas que podem contribuir, por meio da análise de informações, com o direcionamento do planejamento estratégico e apontando oportunidades para as empresas que atuam nos mais variados segmentos. Apesar de considerar que nenhuma organização estava totalmente preparada para os impactos trazidos pela pandemia de Covid-19, a professora ressalta que as empresas que conseguiram avaliar melhor o cenário, atravessaram o momento com mais perspectivas de descobrir oportunidades e de minimizar eventuais crises.

Experiência e networking

A possibilidade  de contar com professores que têm vivência acadêmica e de mercado é um dos diferenciais do MBA, como explica Davi Cavalcante. Aos 23 anos, o aluno da Pós-Unifor atua como analista de planejamento comercial na M. Dias Branco. 

Davi tornou-se também um case da Pós-Unifor. Graças aos contatos feitos durante as aulas, ele participou de um processo seletivo e acabou sendo admitido. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza, o aluno é um dos mais de 17.500 colaboradores da  empresa que tem 15 indústrias e diversas unidades de Comercialização e Distribuição.


O aluno da Pós-Unifor, Davi Cavalcante, destaca a importância do networking e do desenvolvimento de uma visão sistêmica proporcionados pelo MBA (Foto: acervo pessoal)

“Existem dois pontos de grande relevância em cursar o MBA em Inteligência de Mercado que enriquecem a experiência como um todo. São estes a convivência com pessoas de diferentes áreas e etapas profissionais, como ingressantes no mercado de trabalho, profissionais em transição de carreira e até empreendedores e, consequentemente, o networking gerado através dessa convivência”, ressalta o analista de planejamento comercial. 

Para Davi Cavalcante, a importância da pluralidade nas turmas do curso proporciona um grande intercâmbio de experiências distintas e o desenvolvimento de uma visão cada vez mais sistêmica. “Por fim, o networking gerado através desses encontros pode, também, abrir portas no mercado de trabalho, como ocorreu comigo ainda durante o primeiro ano do curso, quando fui selecionado, por uma professora, para uma vaga em uma grande indústria de alimentos brasileira”, comemora o administrador de empresas.

Matrícula zero na Pós-Unifor

O aprendizado contínuo é um caminho fundamental para o desenvolvimento da carreira. É essa a oportunidade oferecida aos alunos dos cursos Lato Sensu da Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz.  Para quem se matricular até esta sexta-feira, 7 de agosto, há ainda a vantagem de não pagar taxa de matrícula. As inscrições estão abertas para mais de 30 cursos da Pós-Unifor nas áreas de Direito, Saúde, Tecnologia e  Comunicação e Gestão.