null Pós-Unifor: Aula Inaugural da Especialização em Arteterapia e Arte-Educação acontece dia 28 de outubro

Pós-Unifor: Aula Inaugural da Especialização em Arteterapia e Arte-Educação acontece dia 28 de outubro

Evento aberto ao público promoverá roda de conversa sobre literatura e arte 


A Arteterapia pode ser aplicada como recurso em diversos campos da Psicologia Clínica, da Educação e da Cultura, para diferentes públicos e faixas etárias (Foto: Getty Images)
A Arteterapia pode ser aplicada como recurso em diversos campos da Psicologia Clínica, da Educação e da Cultura, para diferentes públicos e faixas etárias (Foto: Getty Images)

A aula inaugural da Especialização em Arteterapia e Arte-educação da Pós-Unifor acontece na próxima sexta-feira, 28 de outubro, às 19h. O Espaço Rachel de Queiroz, que fica no 1º piso da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, sediará o evento. Aberto ao público, o encontro tem por objetivo divulgar as diversas possibilidades de utilização das linguagens artísticas, como recursos terapêuticos e socioeducativos.

Na ocasião, haverá uma roda de conversa sobre literatura e arte com as professoras convidadas Leonia Cavalcante e Cristina Moura. “É uma oportunidade para profissionais interessados e atuantes nos campos da saúde, arte-educação e cultura, conhecerem a proposta da Arteterapia”, observa a docente da Unifor e coordenadora da especialização, Michelle Belchior.

Segundo a docente, a Arteterapia é um valioso instrumento para a saúde mental, uma vez que potencializa os processos de criação, fortalece a autoestima, melhora o equilíbrio emocional - através da expressão das emoções - e favorece mudanças nos campos cognitivos, afetivos, interpessoais e relacionais, o que promove o bem-estar da pessoa, seja por meio de uma readaptação, de uma ressignificação ou da superação criativa do sofrimento psíquico.

“Muitas vezes, o paciente não tem como falar das suas dificuldades, e a arte está ali para ajudar a escoar as emoções, a falar dos sentimentos. A arte faz um atravessamento comunicativo importantíssimo que vai para além da linguagem verbal”, explica a coordenadora.  

Para ela, através das vivências, da relação terapêutica e da elaboração de produções artísticas, torna-se possível a expressão de conteúdos inconscientes, o que ajuda o paciente a lidar com conflitos internos, promove o autoconhecimento e torna o sujeito ativo e criativo na sua existência.

No Brasil, os psiquiatras Ulysses Pernambucano e Nise da Silveira são referências em Arteterapia. Em meados do século XX, ambos desenvolveram trabalhos para estimular a expressão artística de pacientes psiquiátricos, que eram estudados e utilizados também como modalidade terapêutica.

A Unifor é pioneira em oferecer uma Especialização em Arteterapia e Arte-educação em Fortaleza. Além disso, as experiências de ateliê com artistas - nas quais diversas técnicas serão repassadas aos alunos - e a oferta de estágio supervisionado em instituições públicas e ONGs também são iniciativas inovadoras.

A proposta pedagógica do curso prevê prática supervisionada, vivência em ateliês, visitas técnicas a museus e espaços culturais. Como trabalho de síntese final do curso, os estudantes organizarão exposições. “Nosso objetivo é que o aluno seja instigado a realizar esse intercâmbio entre a educação, a clínica e a estética, desenvolvendo essa habilidade e competência artística de intervenção como psicólogo, educador ou qualquer outro profissional que queira conversar com a arte em sua prática clínica ou educativa”, conclui Michelle. 

Michelle Belchior - Coordenadora

Doutoranda em Ciências da Cultura (UTAD- Portugal), Mestre em Psicologia, Psicóloga, Psicomotricista e Fonoaudióloga. Atua na abordagem psicanalítica. Membro da Comissão Científica da Associação Brasileira de Psicomotricidade (ABP-CE). Professora dos cursos de Pós-graduação em: Psicomotricidade, Psicologia escolar e do Desenvolvimento, Inclusão e Atendimento Educacional Especializado. Tem experiência educacional e clínica nas áreas de Fonoaudiologia, Psicologia e Psicomotricidade. Professora universitária e pesquisadora, atua principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, psicologia, fonoaudiologia, desenvolvimento humano, linguagem, inclusão e infância.

Ana Maria Melo de Pinho - Curadora

Mestre em Psicologia pela UFC- Universidade Federal do Ceará (2010); Especialista em Arteterapia pelo UNA- Universidade Nacional de Artes- Buenos Aires (2003); Facilitadora de Biodança (2002); graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1993).

Serviço

Aula Inaugural da Especialização em Arteterapia e Arte-Educação
Data: 28 de outubro
Horário: 19h
Local: Espaço Rachel de Queiroz - 1º piso da Biblioteca Central da Unifor
Mais informações: (85) 3477-3174