null Pós-Unifor e The Biz Escola de Artes realizam o musical “Rent”, da Broadway

Pós-Unifor e The Biz Escola de Artes realizam o musical “Rent”, da Broadway

Foto: Divulgação.

Estudos recentes apontam para a necessidade de aproximação entre a arte e a ciência no ensino superior, como via possível para o desenvolvimento de uma série de competências necessárias ao profissional do século XXI. Pensando em formas diferentes de desenvolver tais competências, a Pós-Unifor, em parceria com a The Biz Escola de Artes, desenvolveu o projeto “Ciência e Arte XXI”, que busca fortalecer as competências que abrangem a criatividade, a empatia, a comunicação, a flexibilidade e o pensamento crítico para a resolução de problemas, habilidades elencadas no último relatório do Fórum Mundial Econômico como essenciais aos profissionais.

Como parte do projeto Ciência e Arte, acontecerá durante o mês de agosto de 2019, no Teatro Celina Queiroz, o musical “Rent”, da Broadway, como instrumento metodológico para alunos dos MBAs e especializações, que terão a oportunidade de participar da idealização, implementação e elenco artístico de um musical, vivenciando na prática a aplicação da arte para o desenvolvimento das habilidades pontuadas acima.

O musical, que será realizado ao longo dos três últimos finais de semana do mês de agosto, terá venda de ingressos aberta para alunos da graduação, pós-graduação e professores da Unifor, inscritos nos cursos de especialização e MBA, empresas parceiras e público em geral interessado na temática ciência e arte.

Para a vice-reitora de Pós-Graduação, professora Lilia Sales, a arte nos ensina que há algo que nos conecta a todos. “A arte em suas mais variadas formas de expressão, desempenha um papel fundamental no raciocínio cognitivo de alto nível. Vivenciando ativamente a arte, seja produzindo ou como espectador, são desenvolvidas habilidades de colaboração, pensamento flexível, sensibilidade, empatia e imaginação, que nos conduzem à capacidade de inovar”, explica Lilia.

Para André Gress, diretor do musical, o mercado tem buscado cada vez mais profissionais que estejam abertos a inovar e tenham o propósito de desenvolver algo novo. “Quando os profissionais entenderem as possibilidades e contribuições que a arte pode desempenhar em suas vidas, poderão utilizar isso como mais uma ferramenta, seja no autoconhecimento seja no desbravar das possibilidades”, pontua André Gress.

Sobre o projeto Ciência e Arte

Um estudo realizado pela Universidade do Estado de Michigan demonstrou que todos os cientistas vencedores do prêmio Nobel, entre 1901 e 2005, que foram comparados a cientistas comuns, tinham a mesma experiência profunda em seus respectivos campos de estudo. No entanto, cientistas vencedores do Nobel tinham chances significativamente maiores de estarem envolvidos com arte do que os cientistas não ganhadores de prêmio Nobel.

Partindo desse e de outros estudos que revelam a importância da junção entre ciência e arte, a Pós-Unifor idealizou o projeto Ciência e Arte XXI, que busca fortalecer as competências necessárias para o profissional, estimulando, por meio da arte, o desenvolvimento da ciência para o impacto positivo na sociedade.

Na prática, alunos ligados aos cursos lato e stricto sensu da Pós-Unifor vivenciarão atividades e disciplinas elaboradas para o desenvolvimento das habilidades de criatividade, empatia, pensamento crítico para resolução de problemas complexos e comunicação, tendo a arte como vetor de transformação.

Sobre o Musical

Considerado um marco na Broadway, o espetáculo já foi realizado em mais de 50 países. Originalmente composto por Jonathan Larson, “Rent” estreou em 1996 na Broadway e foi vencedor de 4 Tony Awards, incluindo de melhor musical. Em 2005, ganhou adaptação para os cinemas e sua última apresentação, em 2008, originou um registro que foi transmitido na íntegra por cinemas ao redor do mundo.

Dias: 9, 10, 11, 16, 17, 18, 23, 24, 25 de agosto de 2019
Local: Teatro Celina Queiroz