angle-left Pós-Unifor promove ação social que personaliza e doa vestidos para crianças da África

Pós-Unifor promove ação social que personaliza e doa vestidos para crianças da África

Escritora escritora Tânia Dourado, autora do projeto e do livro
Escritora escritora Tânia Dourado, autora do projeto e do livro "Um vestido para Tutti" (Foto: Divulgação)

A Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza promove nos dias 26 e 27 de novembro, às 18h, no hall do bloco B, o evento “Um vestido para Tutti”. A ação, que será aberta ao público geral, consiste na personalização de vestidos que posteriormente serão doados à meninas em situação de carência no Malawi, país situado no continente da África.

Os vestidos, produzidos pelos alunos do curso de Design de Moda da Unifor, receberão customização com botões, lacinhos e enfeites. O objetivo da customização é adicionar identidade própria em cada vestido e à cada menina que o receber. “A Pós-Unifor apoia projetos desse tipo e quer proporcionar, além de educação, a experiência de uma ação social para o aluno”, ressalta Raquel Campos, assistente de marketing da Pós-Graduação da Unifor. 

Desenvolvido pela escritora Tânia Dourado, o projeto surgiu após descobrir que o Malawi é um dos países com a maior taxa de pobreza e miséria do mundo, onde grande parte das crianças, especialmente meninas, não possuírem sequer roupa para vestir. Após conhecer a história da americana Lilian Weber, que bordou e doou 1.000 vestidos para crianças do Malawi, Tânia inspirou-se e criou o projeto “Um vestido para Tutti” baseada na história de Lilian, que também busca customizar vestidos e doar para crianças malawianas. 

A entrega dos vestidos que serão customizados aqui na Unifor será realizada pessoalmente pela idealizadora do evento, Tânia Dourado, em sua próxima viagem ao Malawi.   

Sobre a criadora do projeto

Tânia Dourado é escritora e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará e sua pesquisa foi centrada na Identidade na Hipermodernidade, onde desenvolveu uma tese que estudou de que maneira a moda auxilia na nossa construção como sujeito.   A escritora possui seis obras dedicadas à literatura infantil, voltadas para a inclusão de crianças. Recentemente a escritora lançou o livro “Um vestido para Tutti”, onde conta a história de Tutti, uma menina que vive em um contexto de fome e miséria e que sonha em ganhar um vestido novo. Através desse sonho, Tutti se percebe como sujeito e o vestido vem para agregar a sua singularidade no seu contexto social de miséria, quando a protagonista se enxerga por meio de uma poça d’água e se percebe bonita. 

Serviço

“Um Vestido para Tutti”
Data: 26 e 27 de novembro de 2018
Horário: 18h
Local: Hall do Bloco B
Mais informações: (85) 3477-3383