angle-left Unifor prorroga inscrições para o Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva

Qui, 1 Outubro 2020 17:03

Unifor prorroga inscrições para o Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva

Profissionais com pós-graduação têm mais possibilidades de inserção no mercado de trabalho.


Professora Mirna Frota, coordenadora da Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor. (Foto: Ares Soares)
Professora Mirna Frota, coordenadora da Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor. (Foto: Ares Soares)

A Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, lançou a seleção para seus cursos de Mestrado e Doutorado. As inscrições para o processo seletivo foram prorrogadas até 13 de novembro e devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail ppgsc@unifor.br, mediante pagamento de taxa de R$ 132,00, a ser efetuado na Tesouraria da Unifor ou por depósito nas contas Bradesco (agência: 1234-3, conta corrente: 51846-8) ou Banco do Brasil (agência: 3434-7, conta corrente 8158-2).

Para o curso de Mestrado, são ofertadas 30 vagas, distribuídas por três linhas de pesquisa: Análise da Situação de Saúde (11 vagas); Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde (9 vagas); e Política e Planejamento e Avaliação em Saúde (10 vagas). Já para o curso de Doutorado são 11 vagas disponíveis, distribuídas pelas mesmas três linhas de pesquisa: Análise da Situação de Saúde (4 vagas); Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde (3 vagas); e Política, Planejamento e Avaliação em Saúde (4 vagas). 

A professora Mirna Frota, coordenadora da Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor, ressalta a importância de se fazer um doutorado ou um mestrado na área de Saúde Coletiva como a oportunidade do aluno revisitar a dinâmica dos Sistemas de Saúde e reconhecer os avanços, bem como desafios a serem vencidos. “A Saúde Coletiva permite como área de conhecimento multidisciplinar uma interface com a epidemiologia, as ciências sociais e a gestão em saúde, sobretudo a consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Então, estes profissionais se deparam com um leque de possibilidades. Exercer a educação em múltiplos cenários, ampliar a construção do conhecimento e fortalecer a Open Science, com inserção em parcerias internacionais. Os alunos podem atuar como consultores, assessores técnico-científicos, pesquisadores independentes e empreendedores em diversas áreas”, afirma Mirna. 

A inscrição para o curso de Mestrado destina-se aos profissionais graduados na área da Saúde e afins, portadores de diploma de curso superior de graduação reconhecido por órgão competente e aos que comprovadamente estejam concluindo o último semestre do curso de graduação em instituição de ensino superior, também reconhecida pelo órgão competente. 

Já a inscrição para o curso de Doutorado destina-se aos portadores de diploma de graduação em Saúde ou áreas afins e de mestrado em Saúde Coletiva ou áreas afins, expedido por programa de pós-graduação reconhecido pelo órgão competente. Também serão aceitos candidatos que comprovadamente estejam concluindo o mestrado (com créditos de disciplinas concluídos e defesa agendada) em instituição de ensino superior, também reconhecida pelo mesmo órgão.

Processo Seletivo

O processo de seleção dos cursos de Mestrado e de Doutorado será constituído por três etapas, que terão notas atribuídas escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), em números inteiros ou fracionários, vedado o arredondamento. A nota final do candidato ao Mestrado e/ou Doutorado será a média aritmética das notas obtidas. Em caso de empate, o critério será a nota da entrevista e do projeto de pesquisa. 

No Mestrado, a 1ª etapa é constituída pelo projeto de pesquisa (19/11). Na 2ª fase, será realizada uma entrevista com cada candidato, que deve ocorrer entre os dias 24 e 25 de novembro. O 3º e último período do projeto será constituído pela prova de títulos (26/11).

Para o Doutorado, a 1ª etapa é constituída pelo projeto de pesquisa (19/11). A única mudança fica por conta da 2ª fase, onde além da entrevista o candidato fará a apresentação e defesa do seu projeto de pesquisa (24 e 25/11). Por fim, no 3º período de avaliação, será realizada a prova de títulos (26/11).

O resultado final do processo de seleção (Mestrado e Doutorado) e a convocação para a matrícula serão divulgados oficialmente no endereço www.unifor.br/ppgsc, até o dia 01/12/2020. Lembrando que: em nenhuma hipótese serão divulgados resultados por outros meios.

Serviço

Seleção para a Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Edital nº 62/2020
Edital de prorrogação
Inscrições: até 13 de novembro de 2020
Local: e-mail (ppgsc@unifor.br)
Mais informações: (85) 3477.3280