Homem analisando papéis

O século XXI e as carreiras jurídicas: competências necessárias

Este século está marcado por uma série de transformações tecnológicas, que repercutem diretamente na forma como as pessoas relacionam-se e se comunicam.

Muitas discussões são geradas sobre as vantagens e as desvantagens da ampla utilização dessas tecnologias no mercado de trabalho, o fato é que elas são e serão cada vez mais adotadas nos mais diversos campos do saber e nós, profissionais, temos que nos adaptar a essa realidade.

No que se refere ao mercado jurídico, fala-se de inteligência artificial para jurimetria, para elaboração de peças processuais, de contratos, inclusive, sentenças. Fala-se de Online Dispute Resolution e de escritórios remotos.

Todas essas ferramentas ressignificam a função do profissional e estimulam o desenvolvimento de atividades que, antes, não havia tempo para que se desenvolvessem.

Diante dessas transformações, o Fórum Econômico Mundial elaborou o The Future of Jobs, um relatório no qual pontuou as competências mais necessárias ao mercado de trabalho até 2020.

Não só isso, elaborou um comparativo entre as competências necessárias em 2015 e as que serão necessárias em 2020, para que possamos acompanhar o desenvolvimento dessas transformações.

Da mesma forma, orienta pesquisas conduzidas pela empresa de consultoria americana Accenture, intitulada Skills and Employment Trends Survey, no ano de 2013, que entrevistou 480 executivos, questionando quais competências eles buscam na hora de contratar um novo funcionário.

O resultado coloca o conhecimento técnico e a experiência no setor somente como 6ª competência, atrás de resolução de problemas, liderança, comunicação, tecnologia e gestão de pessoas.

Então, como se destacar no mercado de trabalho do século XXI?

A resposta é clara: educação, educação e educação.

Com base nessas tendências, a Pós-Unifor transformou todos os programas de Pós-Graduação, para contemplar essas competências. Assim, todos os cursos da Escola de Direito possuem um Programa de Desenvolvimento de Líderes, que traz para a sala de aula atividades e metodologias que visam desenvolver as competências descritas nessas pesquisas.

O objetivo é garantir que os profissionais entrem em contato com problemas reais para que, com criatividade e pensamento crítico, venham a resolvê-los.

Acreditamos que o amadurecimento dessas habilidades se dá ao longo da vida, mas quanto mais o profissional se deparar com situações que lhe desafiem a utilizá-las, melhor será o seu desenvolvimento.

Você pode trabalhar essas competências matriculando-se em um dos nossos cursos de especialização da Escola de Direito da Pós-Unifor

Gabriela Lima

Mestre em Direito Constitucional, professora da Escola de Direito na Pós-Unifor.