Objetivo geral
Formar especialistas capazes de conceber, liderar, avaliar e evoluir produtos digitais, unindo o conceito de IA Applied à experiência do usuário. O curso foca em acoplar IA ao ciclo do produto, decidir com dados e liderar times multidisciplinares, a fim de atender às demandas de inovação tecnológica e da experiência do usuário.
Objetivos específicos
- Capacitar profissionais para planejar e gerir o ciclo de vida de produtos digitais utilizando IA como ferramenta estratégica e estratégias de UX;
- Promover o domínio de Design Ops e Design Systems escaláveis, prototipação digital (UI Design) e UX Writing com IA Generativa;
- Desenvolver competências para avaliar a performance de produtos digitais por meio de testes de usabilidade e análise quantitativa (UX Metrics e métricas de negócio);
- Estimular a construção de soluções digitais éticas, experiências significativas e inclusivas, dominando os fundamentos de ética e privacidade.
Público-alvo
Graduados nas áreas de Design, Comunicação, Tecnologia da Informação, Engenharia, Marketing, Administração e afins, que desejam aprofundar seus conhecimentos em design de produtos digitais e interação. Se destina a profissionais atuantes no mercado que buscam atualizar suas práticas com metodologias contemporâneas centradas no usuário, ampliar sua atuação no ecossistema digital ou transitar para áreas ligadas ao desenvolvimento de soluções digitais inovadoras.
Também se destina a profissionais atuantes no mercado que buscam atualizar as habilidades de IA , liderar times multidisciplinares ou atuar de forma estratégica na "Tríade de Produto", transitando para áreas ligadas ao desenvolvimento de soluções digitais inovadoras.
Detalhes do curso
- Período: janeiro/2026 a julho/2027
- Periodicidade: quinzenal
- Carga horária: 360 horas
- Duração: 18 meses
Núcleos
- Modalidade: EAD (com disciplinas no formato síncrono mediado e presenciais)
- Quintas e sextas-feiras: 19h às 22h20
- Sábados: 8h30 às 12h
Matrículas
- Vagas: 15
-
Documentação necessária: cópia do diploma de Ensino Superior, histórico e documento de identificação
Mateus Lins

Advogado. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Escritor de ficção. Membro do grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais do PPGD/UNIFOR.
Coordenação: Mateus Lins
escritaecriacao@unifor.br
(85) 3477-3174
(85) 99246-6625 (WhatsApp)
Bloco B | Sala 08
Bruno Ribeiro

Designer e pesquisador com graduação (UFC) e mestrado (UERJ), atua como professor titular na UNIFOR e no Instituto Atlântico. Pesquisador no DEMO-UERJ e PADE-UFC, com 8+ anos de experiência em UX Design e Design de Serviços. Foco em Design para Inovação Social, abrangendo teoria do design, decolonialidade, HCI e tecnologias emergentes.
Coordenação Pedagógica: Bruno Ribeiro do Nascimento
sejaposunifor@unifor.br
(85) 3477-3174
Jorge Godoy

Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e designer gráfico com 20+ anos de experiência em UX/UI e Design de Serviços. Docente em graduação e pós-graduação (UNIFOR) e membro do Felicilab, desenvolvendo metodologias colaborativas para o setor público. Atua como Designer de Serviços no Ministério das Cidades (Mapa das Periferias) e é especialista em design thinking, código aberto e governança colaborativa.
Curadoria: Jorge Godoy de Oliveira
sejaposunifor@unifor.br
(85) 3477-3174

Unifor lança MBA em Design de Produtos Digitais
Com o objetivo de formar especialistas de excelência, preparados para atender às demandas de inovação tecnológica e impacto social nos contextos local e global, a Universidade de Fortaleza abre inscrições para o MBA em Design de Produtos Digitais - o primeiro com conceito AI Applied do Brasil.
Saiba mais
Baixe o Ebook gratuito do curso
Conheça melhor o primeiro MBA a unir o conceito de IA Applied ao modelo tripartite de design-tecnologia-negócios: aqui você aprende a acoplar IA ao ciclo do produto digital, decidir com dados e liderar times multidisciplinares.
DownloadMatriz Curricular
Design estratégico e produtos digitais
- Ciclo de vida do Produto Digital (10h)
- Gestão de produtos digitais (20h)
- IA para designers e gestores de produto (20h)
- Estratégia de produto (20h)
- Design thinking e práticas colaborativas em produto digital (20h)
- Prática de projeto integrador I (30h)
Estruturação e Design de Experiência Digital
- Pesquisa com Usuários para Produto Digital (20h)
- Arquitetura do produto digital (10h)
- Prototipação digital e UI Design (20h)
- UX Writing, Microtextos e IA Generativa (20h)
- Design Ops e Design Systems escaláveis (20h)
- Prática de projeto integrador II (30h)
Avaliação, Performance e Evolução de Produtos Digitais
- Gestão de dados para produtos digitais (10h)
- Testes de Usabilidade e Avaliação Qualitativa (20h)
- Análise Quantitativa e Ferramentas de Medição de Uso (20h)
- UX Metrics e métricas de negócio (20h)
- Portfólio e Currículo para Produtos Digitais (20h)
- Prática de projeto integrador III (30h)
Professores
Bruno Ribeiro do Nascimento
- Titulação: Mestre
- Currículo
Diego Enéas Peres Ricca
- Titulação: Doutor
- Currículo
Edna Nogueira Queiroz Torres
- Titulação: Especialista
- Currículo
Emílio Augusto Gomes de Oliveira
- Titulação: Especialista
- Currículo
Jorge Godoy de Oliveira
- Titulação: Mestre
- Currículo
Tavo Luciana Borges
- Titulação: Especialista
- Currículo
AÇÕES DE IMPACTO
FORMA DE PAGAMENTO
- Faça sua matrícula 30 de setembro de 2025: com matrícula ZERO + 18 parcelas de R$ 669,00;
- A partir de 01 de outubro de 2025: matrícula de R$ 199,00 + 18 parcelas de R$ 669,00;
- A partir de 15 de novembro de 2025: matrícula de R$ 350,00 + 18 parcelas de R$ 669,00;
- A partir do início do curso: matrícula de R$ 669,00 + 18 parcelas de R$ 669,00.
DESCONTOS
- Ex-alunos que concluíram seus cursos de Graduação e Pós-Graduação: 20% nas mensalidades;
- Funcionários de Empresas Parceiras: até 20% (consulte condições);
- Pagamento à vista: 10% no valor total do curso;
- Condições especiais para grupos de cinco alunos de uma mesma empresa.
OBSERVAÇÕES
- Descontos não cumulativos.
- Formas de pagamento da matrícula: boleto bancário, cartão de débito ou cartão de crédito em até 2 vezes sem juros.

Bolsas 50+
Unifor oferece bolsas para pessoas 50+, incentivando o acesso ao ensino superior de qualidade.
Saiba mais
Seguro Educacional
Alunos da Pós têm seguro que cobre até 6 mensalidades em caso de perda de emprego (do aluno ou responsável).
Saiba mais
Central de Carreiras
Vagas de emprego e trainee na maior plataforma de carreiras do mundo
SAIBA MAIS
Desconto na Academia Unifor
Alunos da Pós ganham desconto na academia, com musculação, circuito funcional, hidroginástica, pilates e avaliação física.
Saiba mais











