null Aluna da Pós-Unifor defende dissertação de mestrado na Universidade de Rouen, França

Sex, 24 Janeiro 2020 10:11

Experiência é fruto de parceria internacional entre a Universidade de Fortaleza e a instituição da Europa

Suzane Passos de Vasconcelos, recém pós-graduada pelo Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE) da Universidade de Fortaleza. Foto: Ares Soares.

A experiência do intercâmbio acadêmico é uma oportunidade única na vida de qualquer pessoa. Durante esse período, o estudante pode vivenciar diversas oportunidades de troca e aprendizado, como é o caso de Suzane Passos de Vasconcelos, recém pós-graduada pelo Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE) da Universidade de Fortaleza.

A estudante do Programa de Pós-Graduação defendeu sua dissertação de mestrado no Centro Hospitalar Universitário da Universidade de Rouen (CHU), localizado na cidade de Rouen, França.

O intercâmbio da cearense foi composto por dois meses de aulas no Instituts et Écoles de Formation en Soins Infirmiers (IFSI) – Escola de Saúde de Rouen –, e de práticas em serviço no CHU – Hospital Universitário da Universidade de Rouen –, englobando os setores de Urgência Pediátrica, Cirurgia Pediátrica, Reanimação Cirúrgica, Cuidados Intensivos em Pediatria e Serviço de Clínica Pediátrica.

A defesa de Suzane na instituição consistiu na apresentação do produto final da dissertação, um aplicativo – desenvolvido com o apoio do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NATI) – para conduzir o enfermeiro na visita domiciliar ao recém-nascido e teve como banca avaliadora professoras da Escola de Formação de Profissionais da Normandia e da Universidade de Fortaleza.

Para Suzane, o intercâmbio possibilitou grande crescimento nos âmbitos pessoal e profissional. “Como enfermeira, pude conhecer novas técnicas e aperfeiçoar o cuidado de enfermagem, executar atividades que, muitas vezes no nosso país de origem, não são de competência da profissão”, comenta.

A estudante pontua diferenças culturais na prática da profissão no Brasil e na França. “Na França, o enfermeiro executa diversas atividades de enfermagem em práticas avançadas e desenvolve um trabalho muito eficaz em relação à prevenção e cuidado com a dor”, ressalta.

Inscrições abertas para o MPTIE

O Programa de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor) está oferecendo 20 vagas para o Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem. Com inscrições abertas até o dia 25 de janeiro de 2020, o mestrado visa proporcionar aos alunos a capacitação profissional na área, através do estudo de novas técnicas e tecnologias que atendam à demanda do mercado de trabalho. Todas as informações sobre a seleção estão disponíveis no Edital R.No 86/2018.

Seleção para Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Unifor Edital R.No 86/2018
Inscrições:
até 31 de janeiro de 2020
Local: Secretaria dos Mestrados Profissionais (Bloco E, salas E-02/04)
Horário: 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, de segunda a sexta-feira
Mais informações: (85) 3477.3223 ou mpe@unifor.br

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.