null Alunas destacam importância da troca de experiências em atividade internacional

Qui, 18 Junho 2020 18:37

Alunas destacam importância da troca de experiências em atividade internacional

Antes da pandemia, elas fizeram estágio no Serviço Sanitário francês, a partir de parceria da Universidade de Fortaleza com a Universidade de Rouen. (Foto: divulgação)

A experiência internacional é um dos diferenciais que a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, proporciona aos alunos. Durante intercâmbio na França, as alunas Erika Ravena e Katharini Maria, do Mestrado Interinstitucional, e a doutoranda Caroline Martins, todas integrantes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor, tiveram a oportunidade de conhecer o sistema de saúde local e as vivências nessa área em outras instituições.

No início de março, antes da pandemia, elas fizeram estágio no Serviço Sanitário francês, a partir de parceria da Universidade de Fortaleza com a Universidade de Rouen. A experiência contou com orientações teóricas, exposições dialogadas e discussões éticas – contribuindo para as alunas compreenderem na prática a vivência do aluno em uma universidade francesa.

Ao longo do estágio, as alunas conheceram um pouco sobre a organização e dinâmica do sistema de saúde francês e compartilharam experiências sobre ações em promoção da saúde coletiva. Com o início da pandemia do novo coronavírus declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), as instituições adotaram todos os cuidados para manter a segurança dos alunos e concluir o intercâmbio com sucesso.

“Todas as minhas expectativas foram superadas, as atividades foram organizadas e tivemos uma ótima recepção. Como professora pude fazer minhas comparações e análises em relação ao perfil do aluno em Rouen e em Fortaleza. Foi ótima essa troca de experiências”, conta Caroline Martins, que é docente do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza.

Faça sua Pós-Graduação na Unifor

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza habilita os alunos para a docência e a pesquisa na área de Saúde Coletiva. Forma profissionais capazes de compreender a singularidade e diversidade sócio sanitária, tecnológica e ética da saúde. A seleção ocorre de maneira anual e as disciplinas são ministradas nos dias de quarta, quinta e sexta-feira, no horário de 14h às 18h.

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva oferece uma turma de Mestrado Interinstitucional (Minter) em parceria com o Instituto de Ensino Superior Raimundo Sá (IESRSA), em Picos, no Piauí. O objetivo da parceria, validada pelo Ministério da Educação (MEC), é dar oportunidade a profissionais participarem de formações stricto sensu.

Mais informações: ppgsc@unifor.br

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.