null Estudantes da Escola de Direito da Pós-Unifor realizam visita técnica ao Tribunal de Justiça do Ceará

Sex, 18 Outubro 2019 16:42

Estudantes da Escola de Direito da Pós-Unifor realizam visita técnica ao Tribunal de Justiça do Ceará

A vivência possibilitou aos alunos trocas de experiências, networking e amadurecimento profissional


Na ocasião, os pós-graduandos visitaram instalações estratégicas, ouviram histórias e dicas de profissionais renomados, conhecendo os bastidores do trâmite processual do órgão. Foto: Bruna Veloso.
Na ocasião, os pós-graduandos visitaram instalações estratégicas, ouviram histórias e dicas de profissionais renomados, conhecendo os bastidores do trâmite processual do órgão. Foto: Bruna Veloso.

O Programa de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza proporcionou aos alunos da Escola de Direito uma visita técnica ao Tribunal de Justiça do Ceará, no dia 17 de outubro. Na ocasião, os pós-graduandos visitaram instalações estratégicas, ouviram histórias e dicas de profissionais renomados, conhecendo os bastidores do trâmite processual do órgão.

Os estudantes vivenciaram momentos de suma relevância para o amadurecimento e crescimento profissional, o que tornou a visita um acontecimento diferenciado, como analisa o professor da Pós-Unifor e Assessor do Tribunal de Justiça do Ceará, Fernando Veras

“Essa visita é completamente diferente de todas as outras que são feitas aqui no Tribunal, pois não está resumida a apenas conhecer os espaços físicos. Hoje é diferente, o foco é realizar uma visita em que o aluno possa de fato conhecer a rotina, os servidores, praticar um networking e conhecer aqueles setores aos quais eles não têm acesso durante a graduação, como o setor de precatório e a corregedoria”, observou. 

A visita durou uma tarde inteira e foi repleta de conhecimento, troca de experiências e novidades que serão de extrema valia para o futuro de todos os alunos. Segundo Paulo Sérgio, estudante da turma de Direito Imobiliário, o retorno refletirá em seu futuro profissional. “Nossa visita ao Tribunal está sendo muito proveitosa, tudo que já conhecemos hoje vem a acrescentar a nossa carreira, ao nosso conhecimento, para que quando formos realmente advogar no TJ tenhamos muito sucesso”, comenta. 

Um dos grandes destaques da visita foi a conversa com os desembargadores na Corregedoria Geral da Justiça, onde os alunos puderam formar uma rede de contato e permutar experiências com profissionais que são suas referências, como avalia o estudante Francisco Isac. “A experiência que eu tive foi excelente, o contato com os desembargadores, saber das visões que eles têm, o prospecto que traz para o futuro tanto do nosso judiciário quanto da própria advocacia. Realmente, foi um momento único, e acredito que hoje em dia poucas instituições irão proporcionar essa experiência, então isso só me deixa mais feliz de ter me inscrito no curso”, ressaltou. 

A vivência foi gratificante para os estudantes, como também para os profissionais que os receberam. O Corregedor Geral da Justiça do Estado do Ceará, Teodoro Santos, recebeu os alunos em seu gabinete, contou histórias de sua carreira e falou que oportunidades como essa trazem benefícios para toda a sociedade.

 “A visita desses alunos da pós é uma honra, e é muito saudável para a sociedade, para o poder judiciário e para o mundo acadêmico. Até porque, esses são pesquisadores e formadores de opinião, são pessoas que estão com a teoria armazenada, e esse intercâmbio faz com o que o poder judiciário se enaltece e se torne mais forte”, enfatizou.  

Além disso, o corregedor declarou como é gratificante exercer sua profissão dentro e fora do Tribunal. “minhas duas grandes felicidades é pertencer do poder judiciário e ser professor, sobretudo, da Universidade de Fortaleza, onde eu comecei a minha vida acadêmica como aluno”, finalizou.

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.