angle-left O impacto do coronavírus e a importância da capacitação no período de pós-pandemia

Qui, 28 Maio 2020 09:18

O impacto do coronavírus e a importância da capacitação no período de pós-pandemia

Pesquisadores da Pós-Unifor comentam sobre a necessidade do indivíduo se preparar profissionalmente para as futuras demandas do mercado de trabalho.


José Bastos, Gestor do Núcleo de Educação Continuada da Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza. (Foto: divulgação)
José Bastos, Gestor do Núcleo de Educação Continuada da Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza. (Foto: divulgação)


Mensurar a quantidade de desafios e problemas enfrentados durante a pandemia do novo coronavírus é uma tarefa bastante difícil, assim como identificar quais serão os maiores obstáculos a serem superados no futuro pós-crise. A incerteza que paira atualmente sob a sociedade incapacita a projeção efetiva de novos cenários.

Uma das áreas que mais apresenta dúvidas e levanta questionamentos sobre o futuro é o mercado de trabalho. Entretanto, mesmo com tantas adversidades, o momento se torna propício para adquirir novos conhecimentos nesse campo - uma vez que, tratando-se de um meio que se mostra cada vez mais competitivo, alcançar destaque na busca por qualificações profissionais é um recurso essencial para o sucesso. 

Uma alternativa que vem ganhando destaque durante esse período são as plataformas de aprendizagem online; cursos das mais variadas áreas são oferecidos por meio da internet. Sobressaem-se aqueles que contemplam as áreas de marketing, gestão e finanças, pois vêm colaborando de forma significativa ao acrescentar competências na vida profissional de diferentes pessoas. 

A Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, oferecem uma ampla diversidade de especializações e MBAs dentro das áreas de Comunicação e Gestão, Saúde, Direito, Tecnologia e Artes e Design. Cursos que além de complementarem o currículo, agregam competências importantes para o profissional do século XXI. 

Pensando nisso, o Unifor Notícias conversou com dois profissionais da área de Pós-Graduação para falar sobre a importância da capacitação em tempos de pandemia. Confira, a seguir, seus comentários sobre o assunto.

“É fato que os momentos de crise também representam momentos de oportunidade. Estamos a vivenciar um contexto dramático que afeta as mais diversas relações humanas em nível global. E, por consequência, o aspecto relacionado ao mundo do trabalho também sofre as suas consequências. Em razão disso, emerge uma questão: como se preparar para as dificuldades do mundo produtivo no momento de pós-pandemia? À priori não há resposta simples para essa pergunta. Entretanto, se pudermos falar de resquícios de certeza em um cenários de alta complexidade, eu diria que buscar capacitação profissional é uma possibilidade evidente. Uma outra resposta seria buscar capacitações que atendam demandas que tendem a ser urgentes e necessárias, dentre as quais se destaca a busca de preparação para se fortalecer no âmbito emocional, sem perder de vista a importância da capacidade técnica, especialmente a partir do domínio de ferramentas tecnológicas, mas não exclusivamente. Portanto, no momento pós-pandemia, entendo que para o mundo do trabalho, reinventar-se será a palavra de ordem. Como isso acontece? Acredito que por meio de capacitação que envolva conteúdo que atenda as necessidades do mercado e conteúdo que colabore para o fortalecimento emocional. Creio que seja com esses os melhores caminhos”. 

José Bastos, Gestor do Núcleo de Educação Continuada da Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza.  

 

 

Nesse período tão atípico, a gente tem percebido que se capacitar tem sido um diferencial. Temos aprendido de uma forma diferente, pois o mundo está rodando em uma velocidade muito mais rápida. Felizmente, estamos conseguindo fazer a diferença na vida das pessoas por meio da Universidade. Os cursos têm debatido com as pessoas sobre esse novo momento da sociedade, que interfere tanto na economia como na vida pessoal de todos. Estamos aprendendo sobre novos formatos de trabalho e ensino, e percebendo que todo mundo está mudando um pouco nesse processo. É um momento muito oportuno para quem pode ou tem se permitido estudar. É um grande privilégio ter essa oportunidade de aprender e participar desse momento de uma forma mais construtiva, podendo fazer a diferença na sociedade”. 

Mariana Mota, Coordenadora da Escola de Comunicação e Gestão da Pós-Unifor.

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.