null Sociedade Brasileira de Computação premia dissertação orientada por pesquisadora da Unifor

Qua, 2 Dezembro 2020 15:26

Dissertação de mestrado premiada propõe uma nova metodologia para a análise comparativa de algoritmos em Computação Gráfica intitulada “Broadmark”

Andréia Formico é professora do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada da Universidade de Fortaleza. (Foto: Alex Campêlo / Plataforma Márcia Travessoni)

A professora Andréia Formico, do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada da Universidade de Fortaleza, teve a pesquisa em nível de mestrado por ela orientada “Detecção de Colisão Broad Phase: Nova Solução e Metodologia para Análise Padronizada de Algoritmos” premiada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), entidade científica sem fins lucrativos. O trabalho obteve o primeiro lugar no Concurso de Teses e Dissertações da Conference on Graphics, Patterns, and Images (SIBGRAPI 2020) e segundo lugar no Concurso de Teses e Dissertações do Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames 2020). O estudo foi desenvolvido com Ygor Rebouças, aluno egresso de Mestrado em Informática Aplicada da Unifor.

Andréia explica que detecção de colisão entre objetos é um problema computacional focado na identificação de intersecções geométricas entre objetos e, em geral, relações de proximidade entre eles. Apesar de sua notória relevância para várias áreas do conhecimento, poucos autores propuseram soluções simultaneamente gerais e escaláveis. Adicionalmente, não havia metodologia padrão, nem na academia, nem na indústria: somente modelos próprios de cenários e de análises comparativas tinham sido desenvolvidos, dificultando a reprodução e a comparação dos resultados.

Neste contexto, foi apresentada uma nova solução genérica e escalável para a detecção de colisão broad phase e uma nova metodologia para a análise comparativa de algoritmos, nomeada Broadmark, cujo código open-source, nome dado a um software de código aberto projetado para ser acessado abertamente pelo usuário, está disponível publicamente, visando a transferência de conhecimento para a academia, indústria e sociedade.

“Assim, almejamos contribuir para a geração de soluções robustas e multifacetadas aplicadas a cenários diversos e atuais desde a área de jogos digitais, até aplicações gráficas interativas e simuladores em engenharia e saúde e, portanto, para uma maior transparência, facilidade de modificação e reprodutibilidade dos resultados”, explica a pesquisadora.

A cientista foi indicada à presidência da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital da Sociedade Brasileira de Computação, eleita por voto de seus pares da Ciência da Computação que atuam na área de jogos digitais. “Ser indicada para a presidência simboliza um marco em minha carreira, uma honra. Espero fazer o melhor para garantir uma boa gestão”, destaca.

A área de Ciência da Computação é extremamente competitiva e, majoritariamente, dominada por homens. Dentro da Ciência da Computação, o SIBGRAPI e o SBGames são as duas conferências de excelência na área de imagens no Brasil. Para a pesquisadora, essas premiações atestam em nível nacional, mais uma vez, o destaque em termos da contribuição científica e tecnológica da Pós-Graduação da Unifor. “Uma conquista intangível, fruto da parceria exclusiva do aluno premiado e de sua orientadora”, afirma.

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.