null Mestrado de aluna da Pós-Unifor leva prêmio no Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca

Ter, 27 Agosto 2019 17:38

Mestrado de aluna da Pós-Unifor leva prêmio no Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca

Danielli de Oliveira, aluna do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor (Foto: Arquivo pessoal)
Danielli de Oliveira, aluna do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor (Foto: Arquivo pessoal)

A aluna da pós-graduação da Unifor, Danielli de Oliveira, recebeu um prêmio por sua dissertação de Mestrado no XVIII Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca, realizado de 8 a 10 de agosto, em Fortaleza. Colocando a Universidade de Fortaleza em destaque nacional na área de cardiologia, o trabalho ganhou como melhor trabalho na área de Inovação e Tecnologia em Saúde. 

O trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e orientado pelo professor Geraldo Bezerra, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Hospital da Messejana. O título da dissertação, defendida em fevereiro de 2019, é “Biomarcadores associados à insuficiência cardíaca e lesão renal em pacientes com infarto agudo do miocárdio”, e aborda a investigação de marcadores que detectam precocemente insuficiência cardíaca em pessoas atendidas com infarto agudo do miocárdio.

Os marcadores são exames que detectam no sangue e na urina algumas proteínas que apontam alterações renais ou de inflamação e indicam quais pacientes irão desenvolver complicações futuras, o que possibilita a adoção de medidas de tratamento mais eficazes, contribuindo para a redução da mortalidade. 

Inspirada no alto índice de mortalidade decorrente de doenças cardíacas no mundo, a cardiologista que atende no Hospital da Messejana, Danielli de Oliveira, decidiu dedicar-se à busca de marcadores em doenças crônicas (cardiovasculares). No entanto, o grupo de pesquisa do Prof. Geraldo Bezerra, do PPGSC, em parceria com a UFC, vem desenvolvendo pesquisas de novos marcadores para detectar alterações renais em várias doenças, com destaque nas doenças infecciosas. 

Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva na Unifor

Este curso é para quem quer tornar-se profissional diferenciado através do aprofundamento do conhecimento, aplicado por meio do domínio de teorias e métodos diversos de pesquisa nos vários espaços de atuação na área da Saúde.

Com o objetivo de estar apto a exercer pesquisa e docência no ensino superior na área de Saúde, habilitar-se para o Doutorado e aprimorar a atuação profissional nos vários contextos, de forma a contribuir para a realização de ações que atendam os Desafios da Saúde Global.

Mais informações: ppgsc@unifor.br | (85) 3477.3280 | Bloco S. Sala 1 

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.