null Alunos do Mestrado em Informática Aplicada se destacam em eventos da Sociedade Brasileira de Computação

Qui, 9 Agosto 2018 15:53

Yvens e Ygor Rebouças Serpa realizaram pesquisas nas áreas de algoritmos e detecção de colisões e foram premiados no XXXVIII CSBC

Yvens, a professora  Maria Andreia Formico Rodrigue, e Ygor no encontro em Natal. (Foto: Arquivo Pessoal)
Yvens, a professora Maria Andreia Formico Rodrigue, e Ygor no encontro em Natal. (Foto: Arquivo Pessoal)

Os irmãos e alunos do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Unifor, Yvens e Ygor Rebouças Serpa, foram premiados em eventos do XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), que aconteceu entre os dias 22 e 26 de julho em Natal, RN. Os estudantes concorreram no 31° Concurso de Teses e Dissertações e 37° Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica, respectivamente. O trabalho de Ygor ficou em primeiro lugar e o de Yvens, em terceiro.

Yvens, mestre em Informática Aplicada, realizou o trabalho intitulado “Uma Nova Solução para Visibility Culling de Cenas Genéricas, baseada em Replicação, Heurísticas e Redução de Draw Calls", na campo dos algoritmos de visibilidades. A pesquisa propõe tanto uma solução computacional, quanto heurística, na área de recorte de objetos (estáticos e dinâmicos), não visíveis pelo observador, durante a navegação por ambientes gráficos tridimensionais, como jogos de alta complexidade gráfica.

“Quando se está em um jogo, por exemplo, o usuário só vê o que a tela está mostrando, embora saiba que há todo um cenário completo. Então, meu trabalho é limitar a porção que está visível, fazendo uma aproximação apenas daquilo, garantindo melhor desempenho computacional”, explica Yvens.

Já Ygor desenvolveu pesquisa intitulada “Relações Espaciais, Temporais e de Ordem para Detecção de Colisão Broad Phase Genérica e Escalável”, que apresenta aspectos inovadores na área de detecção de colisão de objetos em simulações físicas. Sua pesquisa, apenas por ter sido selecionada, já estava classificada entre as três melhores na área de Iniciação Científica do país. “Meu trabalho vem sendo desenvolvido desde o início do curso, e é muito gratificante poder receber esse reconhecimento”, afirma.

Ambos os trabalhos foram orientados pela professora Maria Andreia Formico Rodrigues, que acompanha os alunos desde que eram estudantes da graduação em Ciência da Computação, também na Unifor. “Vejo o destaque nacional com muito orgulho, pois como orientadora, sinto-me completa, com dever cumprido. Ygor e Yvens são prata da casa e dois grandes exemplos de sucesso: competentes, esforçados e grandes sonhadores”, declara.

Sobre o CSBC

É um evento realizado desde 1980 anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação e tem como finalidade promover a integração da comunidade de Computação do Brasil, incentivando a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional na área da Computação, nacional e internacional. A edição 2018 será centrada em Computação e Sustentabilidade.