Academia Unifor reabre para o público externo; saiba como aproveitar o espaço

Depois da reabertura gradual para funcionários, alunos e professores da Universidade de Fortaleza, a Academia Unifor está aberta também para o público externo. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, de 5h30 às 22h30, e aos sábados, de 8h às 12h. Mas você deve estar se questionando: como voltar a treinar com esse contexto de pandemia?

Conforme as regras de biossegurança estabelecidas pelo Governo, para garantir a saúde de todos, os treinos devem ser previamente agendados por telefone: (85) 3477-3616. Assim, fica garantido o número máximo seguro de pessoas no ambiente. Além disso, os treinos devem durar no máximo 1 hora, cedendo oportunidade para todos os interessados.

Chegando ao Campus

Os cuidados com a saúde começam ao chegar no Campus, que só pode ser acessado se você estiver usando máscara de proteção e depois do segurança aferir sua temperatura. Já na academia, novamente é realizado o protocolo da aferição de temperatura e disponibilizado tapete sanitizante para limpeza do tênis e álcool em gel para higiene das mãos.

Durante o treino, é mandatório limpar o seu equipamento antes e após o uso. Para isso, a Academia Unifor disponibiliza toalhas de papel e solução de álcool a 70%. Também é obrigatório respeitar o tempo de treino e sair no horário indicado.

Quem não quiser utilizar o tempo do treino para os alongamentos, pode fazê-los na parte externa da academia ou mesmo no ginásio. Só não pode realizar caminhadas dentro do Campus.

Retorno aos exercícios físicos

Você ficou muito tempo parado(a) e está com receio de voltar direito para os treinos de musculação?

Ralciney Barbosa, coordenador da Divisão de Assuntos Desportivos (DAD), afirma que é possível voltar sem problemas. "Nossos professores, após uma anamnese sobre sua situação atual, vão elaborar uma ficha de treino que permita esse retorno gradual ao treino", explica ele.

Muitas pessoas também têm dúvidas quanto ao uso de máscaras durante os treinos. Ralciney lembra que é possível se acostumar com elas. "Nesse processo, é recomendável diminuir a intensidade do exercício e não se preocupar em manter a performance no nível anterior à pandemia de Covid-19. O importante é a prevenção à doença", alerta o professor.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 22h30; e aos sábados, das 8h às 12h
Localização: ao lado do Ginásio Poliesportivo Unifor