Câncer de próstata: sintomas, exames e prevenção; saiba como se cuidar

Mesmo sendo o mais comum entre homens, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata segue sendo um assunto difícil de ser discutido. Por esse motivo, a campanha Novembro Azul põe holofotes na prevenção, diagnóstico e tratamento.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). A próstata é responsável por produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. O crescimento descontrolado das células pode produzir tumores.

No caso do câncer de próstata, na maioria, ele (o tumor) cresce lentamente sem dar sinais alarmantes. Entretanto, há casos em que seu crescimento é rápido e pode se espalhar para outros órgãos.

• Dificuldade para urinar;

• Aumento da frequência urinária;

• Diminuição do jato urinário;

• Sangue na urina;

• Sensação de queimação;

• Disfunção erétil;

• Dores corporais e ósseas, principalmente na região pélvica e lombar;

• Em casos graves, insuficiência renal e infecção generalizada.

Fatores de risco

Segundo o professor da Universidade de Fortaleza e urologista Ivon Teixeira, a doença é rara para homens abaixo dos 50 anos, sendo o pico de incidência próximo aos 70 anos. Ivon ainda alerta para fatores hereditários e alimentares.

“Quando um parente de 1º grau (pai ou irmãos) tem a doença, a chance de um outro membro desenvolvê-la é 3 vezes maior. Sabe-se que a ingestão de alimentos ricos em gorduras pode aumentar o risco, enquanto alimentos avermelhados e soja diminuem”, explica o médico.

Prevenção

Sim, é possível realizar medidas profiláticas com relação ao câncer de próstata. Segundo o INCA, algumas dessas medidas são:

• Ter alimentação saudável;

• Praticar atividade física;

• Manter peso corporal adequado;

• Evitar consumo de bebidas alcoólicas;

• Não fumar.

Exames

A próstata, apesar de ser um glândula interna, é facilmente examinada através do toque retal. Também devem ser realizados exames laboratoriais complementares, de preferência, anualmente.

• Físico (toque retal):através desse exame, o médico avalia o tamanho, forma e textura da próstata. O toque é realizado com luva lubrificada no reto e permite tatear as partes superior e lateral da glândula.

• Laboratorial (PSA e urina):consiste no exame de sangue para avaliar a produção de proteína produzida pela próstata - Antígeno Prostático Específico (PSA). Os altos níveis de proteína podem indicar câncer.

Após a realização dos exames, é possível confirmar a existência ou não de célula cancerígena através da biópsia. Nesse exame é realizada análise laboratorial através de pequenos pedaços da próstata.

Tabu entre homens

Quando o assunto é exame de toque, ainda há muito tabu envolvido. A fim de mitigar o estigma, o professor Ivon Teixeira salienta a importância de campanhas como a Novembro Azul.

“Ainda existe preconceito com relação ao exame. Isso é natural, mas essas campanhas também servem para desmistificá-lo. Os homens se surpreendem com a simplicidade e rapidez do toque retal”, argumenta o urologista.

Pensando em estudar na Unifor?

Confira as novidades e vantagens que a Unifor preparou para você estudar em uma das melhores Universidades da América Latina e ser um profissional renomado em sua área. Inscreva-se no Processo Seletivo 2021.1!

É tempo de prevenção