Dia Internacional de Atenção à Gagueira: curso de Fonoaudiologia da Unifor realiza programação especial

Anualmente, o dia 22 de outubro marca o Dia Internacional de Atenção à Gagueira. A data, que surgiu em 1998, tem o objetivo de conscientizar a população sobre os distúrbios da fluência, especialmente a gagueira.

Para discutir o tema, o curso de Fonoaudiologia da Universidade de Fortaleza irá realizar, dia 21 de outubro, evento virtual onde os participantes terão a oportunidade de acompanhar uma palestra com a fonoaudióloga Dra. Anelise Junqueira Bohnen, presidente do Instituto Brasileiro de Fluência (IBF), além de uma mesa redonda com representantes de entidades que apoiam e geram conhecimentos sobre fluência e seus distúrbios, como o Instituto Abragagueira e a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

O tema da campanha em comemoração ao Dia Internacional de Atenção à Gagueira deste ano é: Trocando a Apatia pela Empatia.

A campanha traz reflexões importantes sobre a pessoa que gagueja, tais como:

• Eu gaguejo: entenda o porquê!

• Eu gaguejo: entenda o que sinto!

• Eu gaguejo: entenda que sei o que quero dizer!

• Eu gaguejo: é apenas meu modo de falar!

Segundo a fonoaudióloga e professora do curso de Fonoaudiologia da Universidade de Fortaleza, Rachel Cassiano, é importante e necessário que a população tenha conhecimentos sobre os fatores que estão envolvidos na gagueira. “As informações sobre prevenção, identificação e tratamento sobre a gagueira precisam estar acessíveis. Sabendo das características da gagueira, é possível assumir um comportamento empático com a pessoa que gagueja”, afirma a professora.

Sobre a gagueira

A gagueira é um distúrbio de fluência que acomete pessoas independentemente de raça, de níveis socioeconômicos e culturais e de graus de escolaridade. Para a fonoaudióloga Anelise Bohnen, socializar a contínua e crescente quantidade de informações sobre a gagueira estimula o pensar e auxilia a rever mitos que, mesmo depois de desfeitos por comprovações objetivas e científicas, tendem a permanecer no ideário das pessoas.

A gagueira é um distúrbio neurobiológico causado provavelmente pelo mau funcionamento de áreas do cérebro responsáveis pela automatização da fala: os núcleos da base não conseguem ajustar adequadamente o tempo de duração de sons e sílabas, ocasionando alongamentos, bloqueios ou repetições.

Essa disfunção é resultado de uma predisposição genética ou de uma alteração na estrutura do próprio cérebro. Portanto, a gagueira não pode ser simplesmente aprendida por imitação, porque ocorre em pessoas que, de alguma forma, estão propensas a ela.

Gagueira não tem cura, tem tratamento!”, alerta Rachel Cassiano.

“Quando uma criança apresenta gagueira precoce, o acompanhamento terapêutico fonoaudiológico pode melhorar em muito os padrões de fala, mas cura não existe”, complementa a professora.

O fonoaudiólogo, respaldado pelas evidências científicas, é o profissional habilitado para o tratamento da gagueira.

Dia Internacional de Atenção à Gagueira

Data do evento: 21 de outubro
Horário: 11h30 às 13h
Link da sala: https://meet.google.com/vwu-syij-nvy

11h30 - Acolhimento;

11h40 às 12h10 - Palestra: Atualidades em Gagueira;
Palestrante: Anelise Junqueira Bohnen - Presidente do Instituto Brasileiro de Fluência - IBF;

12h15 às 13h - Mesa Redonda com representantes de entidades que apoiam e geram conhecimentos sobre fluência e seus distúrbios.