Seu gato ou cachorro sofreu picada de escorpião? Saiba o que fazer

Bem adaptados aos ambientes urbanos, onde encontram abrigo e alimento, os escorpiões passaram a ser vistos com mais frequência no nosso cotidiano. Esses bichos buscam áreas frescas e úmidas, como pilhas de entulhos, frestas de casas, roupas e calçados. Seus hábitos costumam ser noturnos, pois é nesse período que eles saem em busca de alimento. A presença de insetos e baratas, assim como locais onde podem se esconder, são alguns dos fatores que favorecem a sua presença.

De acordo com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Instituto Doutor José Frota (CIATOX IJF), só em 2021, já foram registrados 1.908 casos de picada de escorpião em seres humanos - os números não incluem atendimentos realizados de maneira virtual.

Alerta para quem possui pet

A presença de escorpiões também pode trazer riscos aos animais de estimação. Por serem curiosos e não compreenderem o perigo, muitas vezes os pets acabam sendo picados, o que pode trazer sequelas graves ou até mesmo levar a óbito.

"Apesar de escorpiões terem hábitos noturnos, alguns cães e gatos estão mais expostos ao caçar ou revirar os locais onde esses animais peçonhentos se escondem durante o dia", alerta Annice Cortez, professora da disciplina Clínica Médica de Pequenos Animais e Terapêutica Veterinária, do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Fortaleza

O que fazer em caso de picada

Caso seu animal de estimação seja picado por um escorpião, o indicado é levá-lo imediatamente para atendimento veterinário.

No Brasil, não há soro antiescorpiônico disponível para uso em animais. O tratamento é sintomático, com o objetivo de aliviar os sinais clínicos do envenenamento e preservar as funções vitais do animal. As primeiras 24 horas são consideradas críticas, havendo a necessidade de acompanhamento veterinário para evitar as complicações e o óbito do paciente, afirma Cortez.

O prognóstico costuma ser favorável em casos de acidentes leves em cães de grande porte picados por pequenos escorpiões, com pequena quantidade de veneno inoculado e rapidamente encaminhados para atendimento veterinário.

Em casos de acidentes graves, especialmente em filhotes e em cães de pequeno porte, portadores de sinais neurológicos e distúrbios cardiopulmonares severos, o paciente pode evoluir para choque, coma e óbito.

Precauções

Os tutores dos pets devem se preocupar em adotar medidas de prevenção para evitar o aparecimento de escorpiões em suas residências, mantendo sempre uma boa higiene do local. Evitar nos jardins o acúmulo de lixo, entulho, pedras, tijolos , telhas ou outras condições que criem o ambiente perfeito para os escorpiões. Usar telas nos ralos de banheiro e cozinhas, assim como realizar sua limpeza periodicamente. Rebocar frestas de muros e evitar que animais de estimação tenham acesso a entulhos e pedregulhos durante caminhadas e passeios são algumas das medidas que podem ajudar.

Veneno de escorpião

Os escorpiões são artrópodes que inoculam o seu veneno pelo aguilhão e atacam ao serem tocados ou quando são ameaçados. Seu veneno é constituído de diferentes substâncias com ações neurotóxicas e desencadeiam sinais clínicos variáveis. Observa-se desde alterações no local da picada (edema, eritema, dor discreta ou intensa no local) a distúrbios sistêmicos e mais graves, como vômito, diarreia, sialorreia (salivação excessiva), agitação seguida de sonolência, tremores, convulsões, edema pulmonar.

A gravidade do quadro do paciente depende do tamanho do escorpião, da quantidade de veneno inoculado, do tamanho e peso do animal acometido, sensibilidade do animal ao veneno e tempo decorrido do acidente até o atendimento veterinário, sendo imprescindível que o paciente seja rapidamente encaminhado para o atendimento profissional logo após ser picado, ressalta Annice Cortez.

Clínica de atendimento

O curso de Medicina Veterinária da Universidade de Fortaleza oferece clínica para atendimentos de animais de pequeno porte, como cães e gatos. Todas as atividades e serviços prestados no curso são realizados por veterinários ou por alunos sob supervisão de um profissional. A clínica atende clientes externos, alunos e funcionários da Fundação Edson Queiroz com preços acessíveis. Não há atendimento de urgência e emergência.

Campus da Medicina Veterinária - Clínica de atendimento
WhatsApp: (85) 99248.9246