Unifor: inscrições abertas para curso online em Gestão Gerontológica

Em 2030, o Brasil será o quinto país em população idosa no mundo. O que exige uma preparação de todos, daqueles que envelhecem, daqueles que cuidam, dos legisladores, executivos, enfim, todos devem se preparar, pois o envelhecimento populacional é uma realidade no mundo e no Brasil e se não morrermos antes, todos envelheceremos. A única alternativa ao envelhecimento é a morte e parece que essa não é a melhor saída. Portanto, nos resta preparar, sabendo de cara que o envelhecimento e a longevidade apresentam-se como um fenômeno tanto individual quanto social.

O que é preciso?

Está mais do que comprovado que o conhecimento é um dos fatores protetores para se envelhecer melhor e de bem com a vida. Daí o Portal do Envelhecimento que há cerca de 20 anos vem disseminando saberes sobre o longeviver, de forma online e gratuita para todos aqueles que queiram entender seu processo de vida. Um gestor, por exemplo, precisa, no mínimo, estudar e analisar as novas demandas de saúde, assistência social, econômicas, urbanas, acessibilidade, cultura e lazer, entre tantas outras.

Enfim, os cenários que são palcos da longevidade na atualidade instauram desafios e oportunidades para a Gestão em Gerontologia, afirma a terapeuta ocupacional Elcyana Bezerra Carvalho, da Universidade de Fortaleza (Unifor). Segundo ela, esses cenários demandam ações, estratégias, tomada de decisão e resolução de problemas, necessitando, portanto, coadunar conhecimentos de diversas áreas da gestão como: projetos, cuidados, economia, marketing, comunicação, tecnologia e alocação de recursos, tanto no campo público como privado. Começando, é claro, pelo projeto de vida de cada ser que envelhece.

Todas essas questões fazem parte do novo curso de aperfeiçoamento que a Unifor – Universidade de Fortaleza – está ofertando, chamado de Gestão em Gerontologia, justificado não só pela expansão do mercado e serviços em Gerontologia, mas, sobretudo, pela necessidade de qualificar profissionais para a Gestão em Gerontologia, em organizações públicas e privadas, na área organizacional e de negócios destinados à população idosa.

A proposta apresentada, de acordo com sua coordenadora, Elcyana Bezerra Carvalho, oferece aspectos inovadores. Segundo ela o curso se pauta pelo estrito equilíbrio entre aspectos individuais, sociais e organizacionais do envelhecimento na perspectiva da Gestão em Gerontologia, além de oferecer mentoria individual para elaboração de projeto, formas de atendimento, gestão de serviços e para lidar com os desafios e soluções de múltiplos problemas enfrentados pela pessoa idosa, assim como pelas organizações e instituições na atualidade.

A professora Elcyana Bezerra Carvalho, doutora em Gerontologia pela Unicamp, tem Especialização em Gerontologia pela Universidade Estadual do Ceará e Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Atualmente é coordenadora e professora da Especialização em Gerontologia na Universidade de Fortaleza e diretora científica da Associação Brasileira de Alzheimer – Regional Ceará.

Quais temas serão tratados?

O curso tem diversos módulos, entre eles o de Gestão em Gerontologia: noções conceituais; gestão em gerontologia na saúde; gestão em gerontologia na assistência social; economia da longevidade e comunicação, marketing e envelhecimento; gerontotecnologia, empreendedorismo e inovação; e gestão em gerontologia: Elaboração e Gerenciamento de Projetos em Gerontologia

O curso que tem duração de 7 meses, começando em janeiro e terminando em julho, tem como público alvo profissionais com diploma de Curso Superior reconhecido nas áreas de medicina, serviço social, odontologia, psicologia, nutrição, fisioterapia, enfermagem, fonoaudiologia, terapia ocupacional, e outras áreas afins que desenvolvam trabalhos na área do envelhecimento. Assim como profissionais com nível superior que desenvolvam trabalhos na área do envelhecimento, com interesse em atuar na Gestão em Gerontologia de serviços públicos ou privados, na área organizacional e de negócios destinados à população idosa.

Serviço:

Aperfeiçoamento em Gestão Gerontológica

Carga horária:
- 36h/a – aulas síncronas (com os professores de forma virtual);
- 144 h/a – aulas assíncronas (no ambiente virtual);
- Por módulo: 6h/a – síncronas e 24h/a assíncronas.

Coordenação: Elcyana Bezerra Carvalho
E-mail: latosensu@unifor.br / elcyana@unifor.br

*Material produzido pelo Portal do Envelhecimento e Longeviver.