null Projeto “Tarde com Arte” disponibiliza contação de histórias em formato podcast

Qui, 7 Maio 2020 12:55

Projeto “Tarde com Arte” disponibiliza contação de histórias em formato podcast

Iniciativa do Grupo Mirante de Teatro Unifor se adapta à quarentena e oferece oportunidade de aproximar crianças ao universo das artes plásticas.


Grupo Mirante de Teatro Unifor inova ao adaptar seu projeto de contação de histórias, o “Tarde com Arte”, para narrativas em áudio. (Foto: Ares Soares)
Grupo Mirante de Teatro Unifor inova ao adaptar seu projeto de contação de histórias, o “Tarde com Arte”, para narrativas em áudio. (Foto: Ares Soares)

Em tempos de grandes incertezas, como os que a sociedade atualmente vive devido à pandemia, a arte e suas potencialidades lúdicas são setores muito bem-vindos, especialmente para quem tem crianças em casa. Pensando nas famílias que desejam, neste momento, aproximar os pequenos do universo artístico, o Grupo Mirante de Teatro da Universidade de Fortaleza, uma instituição da Fundação Edson Queiroz, inova ao adaptar seu projeto de contação de histórias, o “Tarde com Arte”, para narrativas em áudio.

O grupo teatral realiza o projeto presencialmente há cinco temporadas. Ele ocorre periodicamente no Espaço Cultural Unifor, onde atores caracterizados se posicionam diante de grandes obras de arte e, criando uma atmosfera de encantamento, dão vida a personagens carismáticos; as narrativas que começam a contar ali - algumas biográficas, outras fictícias - são carregadas de informações sobre a história da arte e de alguns de seus expoentes nacionais e internacionais. 

Com o fechamento temporário do Espaço, uma consequência das recomendações de isolamento social, o projeto encontrou um novo desafio: ocorrer por vias digitais. “O ‘Tarde com Arte’ precisou se reinventar nesse momento em que as pessoas devem ficar em casa. Decidimos recontar suas histórias por meio de podcasts, que assumem a função de deixar o público próximo do Espaço Cultural, dos artistas e de suas obras”, conta a professora Hertenha Glauce, coordenadora do Grupo Mirante

Nesta nova fase, as histórias do “Tarde com Arte” saem temporariamente dos corredores do Espaço e aterrissam virtualmente em um site próprio. Nas gravações, que foram produzidas inteiramente durante a quarentena, ouvem-se narrativas inspiradas na vida ou nas criações de Sérvulo Esmeraldo, Jean-Baptiste Debret, Antonio Bandeira e outros artistas plásticos. 

“Este é um projeto que eu tenho muita admiração e gosto bastante de fazer parte, seja escrevendo as histórias ou contando. O poder de incentivar o interesse pelas obras e de encantar por meio das contações é sem igual, e tem sido muito interessante repensar o formato para podcast”, conta Eurico Mayer, membro do grupo cuja voz pode ser ouvida na contação de “La Femme Bateau” e “Três amores”. 

Para o ator, a transição de performance ao vivo para contação em áudio requer a busca por soluções criativas: “A gente acaba tendo que adaptar algumas coisas, como diminuir a interatividade e tentar compensar ‘colorindo’ na voz o que perdemos de estímulo visual de corpo, figurino e adereços. Mesmo com essas dificuldades, fico muito feliz do Grupo Mirante de Teatro da Universidade de Fortaleza poder contribuir nesse momento tão delicado, onde nos deparamos com a importância da arte em nossas vidas”, destaca Eurico.

Confira, a seguir, as narrativas do projeto “Tarde com Arte” disponíveis em áudio, assim como a equipe técnica por trás da ação. 

Episódios

La Femme Bateau (inspiração: Sérvulo Esmeraldo)
Texto e atuação: Eurico Mayer

A Viagem Pitoresca de Debret (inspiração: Jean-Baptiste Debret)
Texto e atuação: Annalies Borges 

A Poética das Cores (inspiração: Antonio Bandeira)
Texto: Annalies Borges 
Atuação: Daniella de Lavôr 

Ficha técnica

Direção dos episódios: Hertenha Glauce
Edição e sonorização: Iago Fillipi
Apoio técnico: Kátia Patrocínio

Projeto e conceito comunicacional

Diretoria de Comunicação e Marketing Unifor 
Diretora: Ana Quezado
Execução comunicativa: Diego Moreno
Conteúdos e operacionalização: Brunna Veloso
Design: Camila Campos
Projeto web: Virna Macedo

Mais informações: www.unifor.br/tarde-com-arte