Fundação Edson Queiroz

Fundação Edson Queiroz

 

Instituição genuinamente cearense, a Fundação Edson Queiroz se orgulha por promover há décadas o desenvolvimento social, educacional e cultural do Estado e da região Nordeste.

Nascida na década de 1970, em contexto local marcado por profundo déficit de escolaridade e por um quadro constrangedor de atraso regional que motivou sua criação em 26 de março de 1971, a Fundação foi uma das formas encontradas pelo industrial Edson Queiroz de retribuir, em forma de responsabilidade social, tudo o que a sua terra já lhe concedera.

O maior entre os projetos sociais encampados pela Fundação se materializou na Universidade de Fortaleza, a Unifor.

Nasce uma universidade de excelência

Tendo em vista a baixa oferta de oportunidades no Ensino Superior, então resumida a poucas opções de cursos concentradas em apenas duas instituições públicas, o projeto da universidade buscou refletir a visão de excelência de Edson Queiroz, desta vez no segmento da Educação.

Sempre atento aos números e com singular intuição, Edson Queiroz sabia o que as estatísticas revelavam, local e regionalmente: a constante evasão de milhares de jovens em busca de estudos mais avançados e a carência de pessoal capacitado para atender à demanda necessária ao progresso da nossa região. Foi quando o industrial apresentou, para familiares e amigos, a ideia da ampliação da disponibilidade educacional no Ceará.

Em pouco tempo, sob sua presidência, formavam-se os Conselhos Curador e Diretor da Fundação, mantenedora da Universidade de Fortaleza, da qual Edson Queiroz seria seu primeiro chanceler. Com a criação da nova universidade, ampliava-se o acesso ao ensino superior, com garantia da formação de recursos humanos e capacitação de mão-de-obra qualificada para o desenvolvimento regional.

Inaugurada em 1973, a universidade investe desde os seus primeiros dias, diariamente, em ensino, arte, cultura e desporto.

Em 1982, o chanceler Edson Queiroz falece vítima de acidente aéreo na Serra da Aratanha, em Pacatuba, município do Ceará. Seu filho primogênito, Airton Queiroz, assume a presidência da Fundação Edson Queiroz e a chancelaria da Universidade de Fortaleza. Inovação e modernidade marcam a nova administração, a partir de quando a universidade ingressa numa fase de significativa expansão do ensino de graduação, da consolidação dos programas de pós-graduação, da ampliação dos projetos de extensão, além de se destacar como referência para as instituições de ensino superior no país.

Em 2017, com o falecimento de Airton Queiroz, seu filho Edson Queiroz Neto assume como chanceler. A presidência da Fundação passa para a Sra. Lenise Queiroz Rocha, também filha do industrial Edson Queiroz, com a vice-presidência a cargo da Sra. Manoela Queiroz Bacelar.

 

FATOS HISTÓRICOS

Conheça nossos projetos

Unifor

Universidade de Fortaleza

A Universidade de Fortaleza é a representação maior dos projetos sociais da Fundação Edson Queiroz. Inaugurada em 1973, forma profissionais de excelência a cada semestre.

Clínica Odontológica da Unifor

Clínicas Odontológicas

Nas clínicas, os estudantes do curso de Odontologia da Unifor prestam atendimento à saúde oral da população, por meio de diversos serviços especializados.

Escola Yolanda Queiroz da Fundação Edson Queiroz

Escola de Aplicação Yolanda Queiroz

Inaugurada em 1982, já alfabetizou milhares de crianças. Anualmente, a escola proporciona educação gratuita do Jardim I até a 1ª série do ensino fundamental.

Escritório de Práticas Jurídicas da Unifor

Escritório de Práticas Jurídicas (EPJ)

O projeto envolve mais de 600 alunos, professores-orientadores, psicólogos e estagiários oferecendo consultas, encaminhamento de processos e orientações de natureza legal.

Projeto Educação e Saúde na Descoberta do Aprender

Educação e Saúde na Descoberta do Aprender

Desde 2000, o Projeto alfabetiza crianças, jovens, adultos e idosos nas próprias clínicas enquanto os pacientes realizam a hemodiálise.

Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami) Unifor

Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami)

O Nami tem como objetivo promover qualidade de vida. Para isso, reúne profissionais e estudantes em uma moderna e multidisciplinar estrutura.

Projeto Cidadania Ativa da Unifor

Projeto Cidadania Ativa

Criado em 2001, o Projeto Cidadania Ativa é uma prática de responsabilidade socioambiental da Unifor que desenvolve a conscientização de direitos nas comunidades.

Projeto Jovem Voluntário Unifor

Projeto Jovem Voluntário

Anualmente, dezenas de estudantes de vários cursos da Unifor, levam atenção lúdica a crianças que se encontram internadas em hospitais e seus acompanhantes.

Polo de Produção de Vassouras PET da Unifor

Polo de Produção de Vassouras PET

Iniciativa promove o desenvolvimento autossustentável da comunidade do Dendê, por meio de cursos, são produzidos artigos como bijuterias e objetos decorativos.

Centro de Formação Profissional (CFP) da Unifor

Centro de Formação Profissional (CFP)

O programa gera emprego e renda. São oferecidos cursos técnicos e profissionalizantes.